quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Their Finest

Assisti Their Finest (2016) de Lone Scherfig no TelecinePlay. Esse filme estava lá em drama, nunca tinha ouvido falar, resolvi ver. A diretora é dinamarquesa e a autora Lissa Evans, inglesa. O filme passa a ter então um delicado olhar feminino sobre preconceito, machismo, sobre a volubilidade da vida principalmente em períodos de guerra e sobre cinema. No Telecine está com o nome de Sua Melhor História.

Uma jovem consegue um emprego de roteirista, ela é interpretada pela bela Gemma Arterton. As vagas passam a ser muito ocupadas por mulheres na guerra já que poucos homens não vão para a luta. O marido dela (Jack Huston) tem um problema na perna, é artista plástico, trabalha em um posto, mas não consegue vender seus quadros e fica muito incomodado que a roteirista consegue pagar o aluguel. Ele vive diminuindo-a. Mas é tudo muito sutil, não sei qualquer pessoa percebe as sabotagens que fazem as mulheres no filme.
 O tempo todo essa roteirista tenta dar voz as mulheres, mas sempre algo acontece e elas são abafadas. Ela iria ajudar no roteiro de um filme sobre Dunkirk e seria responsável pelo papo de mulher. Os filmes vem agradando muito pouco as mulheres que são as que mais assistem filmes agora já que muitos homens estão na guerra. Então colocar uma mulher para escrever o papo de mulher poderia ser a solução. E ela é tratada exatamente assim, a que faz texto para mulheres e nada mais. O roteirista que trabalha com ela é interpretado por Sam Clafin. As protagonistas do filme seria inspiradas em duas irmãs gêmeas (Francesca e Lilly Knight) que pegam escondido o barco do pai e seguem para salvar os soldados em Dunkirk. Mas aí começam as influências, tinha que ter um herói. Tem que ter um ator americano (Jack Lacy) para estimular o ânimo dos soldados americanos. Então as gêmeas (Claudia Jessie e Stephanie Hyam) vão voltando ao pano de fundo no filme. Como é no cinema, o filme não sai como planejado, não há quem possa consertar o barco no filme, seria um homem que está acamado, outro foi pra guerra. e pronto, as gêmeas voltam ao protagonismo por mero acaso. Escrevem então a cena que é a gêmea que desce no mar para soltar a hélice e é a gêmea que fica heroína e o filme e um grande sucesso. 
Outra sutileza feminina é o agente (Eddie Marsan) do ator famoso (Bill Nighy). Um homem tolerante gentil que acaba morrendo em um bombardeiro. Sua irmã (Helen McCrory) resolve assumir a função. Diferente dele ela é firme, enérgica e determinada. Alguns outros do elenco são: Jeremy Irons e Richard E. Grant.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Não tomei conhecimento da exibição deste filme, mas a temática me interessa muito, vou procurar vê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, estava a um tempo no now, o pôster e o nome é péssimo nunca prestei atenção tb.

      Excluir
  2. Oi Pedrita! Já fiquei super curiosa para conferir, gostei do roteiro e fotografia, ainda mais um filme mostrando o olhar feminino sobre a pressão do trabalho durante a segunda guerra. Irei conferir!

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei a dica e já quero assisti, bjus da Joyce.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedrita
    Não tinha ouvido falar do filme e fiquei instigada pela sua resenha.
    Parece interessante e envolvente.
    Já anotei aqui.
    Ótimo fds pra vc
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Vou gravar, se encontrar.
    Tenho assistido séries na Netflix mas vou misturando as séries. Não vejo tudo de uma vez.
    São muitas opções e eles ficam, por email, me informando.
    E na Net, no Telecine Play, etc, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, tá no now, telecine, drama. hj começa a segunda temporada de handmaid na paramount já pus pra gravar.

      Excluir
  6. Hello, Pedrita!
    Pela resenha é um filme delicado e envolvente, gosto do gênero.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!