quarta-feira, 15 de abril de 2020

Não se Pode Morar nos Olhos de um Gato de Ana Margarida de Carvalho

Terminei de ler Não se Pode Morar nos Olhos de um Gato (2016) de Ana Margarida de Carvalho da Dublinense. Estou falando pra muita, mas muita gente o quanto esse livro é impressionante. É daquele livro que você quer que todo mundo leia, que todo mundo tenha a mesma experiência. Eu fui na Feira da USP e nesse editora para comprar um livro específico. E me deparei com livros incríveis e ótimas indicações. Já é o segundo livro da Dublinense que li esse ano e já estão entre os melhores livros que já li.
Essa bela capa é de Humberto Nunes.
O marcador de livros ganhei de uma amiga que trouxe de Paris.

Como a autora adverte logo no início, o livro não fala de gatos. Na verdade fala de um naufrágio de um navio negreiro e seus sobreviventes. Em uma praia minúscula e pedras alguns sobreviventes tentam suportar aquelas condições adversas e forma-se uma mini sociedade.

Obra Navio Negreiro (1830) de Johann Moritz Rugendas

Aos poucos vamos nos dando conta de quem são os sobreviventes e suas histórias. Entre a sobrevivência naquele espaço pequeno, a autora vai retomando as histórias dos personagens, praticamente todas trágicas. Estão lá a escravidão, a miséria, os preconceitos, a situação precária da mulher, a humanidade sobrevivendo sabe-se como diante de tanta tragédia e adversidade. Que obra fascinante! Quanta riqueza de detalhes! Que vocabulário rico! É um livro muito dilacerante! A autora ganhou vários prêmios por esse livro.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Pedrita,
    Seus comentários sobre o livro foram motivadores. Vou ver se encontro na forma de e-book, para poder nesses dias de isolamento.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloisa, acho q vc vai amar. é muito impressionante.

      Excluir
  2. Parece ser um bom livro e uma leitura muito apropriada ao momento que estamos vivendo.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu sempre prefiro livros dramáticos em momentos críticos. eu me irrito com filmes alegrinhos. acho q todos estão alienados hahahahahaha

      Excluir
  3. Boa tarde:- Se o diz, está dito. Será de certeza absoluta um livro delicioso de ler.
    .
    Cumprimentos solidários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rikardo, é um livro difícil de ler pelo tema abordado. e infelizmente muito atual.

      Excluir
  4. As suas sugestões parecem-me sempre óptimas!
    -
    Segue o meu imaginário ...
    -
    Beijos e um excelente tarde!
    "Protejam-se"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cidália, essa é realmente, pra vc q escreve, ter contato com o riquíssimo vocabulário dessa obra é muito engrandecedor.

      Excluir
  5. Apesar de ser uma escritora portuguesa de que já ouvi falar bem, nunca li nada dela, mas anotei para vir a conhecê-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, nunca tinha ouvido falar. assim q comprei o livro fui no seu blog ver se tinha algo sobre ela e não tinha. acho q vc iria gostar muito. q autora.

      Excluir
  6. Não ouvi falar nem no livro nem na autora.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida Pedrita!
    Tem livros que são degustantes, esse pela resenha é um deles.
    Não tem nada melhor do que uma xícara de café e um bom livro, eu gosto muito!

    Beijinhos e ótimo fds ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, tb gosto muito de me deleitar com obras. esse livro é incrível.

      Excluir

Cultura é vida!