domingo, 12 de julho de 2020

Em Guerra

Assisti Em Guerra (2018) de Stéphane Brizé  no Festival Varilux de Cinema no Looke. Eu queria ver esse filme porque é o mesmo diretor de Uma Vida que comentei aqui. Eu tinha gostado muito do estilo do diretor e ficado inquieta com o modo de filmagem.

Em Guerra é mais inquietante ainda. Um grupo faz greve porque querem fechar uma indústria em uma cidade na França. Os funcionários estão revoltados porque há dois anos fizeram um acordo com a fábrica, que trabalhariam mais 5 horas para ajudar a empresa a se reequilibrar. A indústria dá lucro, leva bilhões, os funcionários só ficam com os ônus, mas os acionistas acham melhor fechar. Todos os debates vão para o livre mercado, o direito de uma indústria de ser fechada, redução de concorrência, práticas predatórias empresariais, sobre ética, desrespeito a acordos. Os mais fracos são os únicos prejudicados.
Não é um filme fácil de assistir porque praticamente o tempo todo eles estão em reuniões, manifestações e tentando que alguém faça uma reunião com eles. Essa é a parte mais irritante desses empresários e dirigentes, eles se recusam a sentar para conversar. Exploraram o quanto puderam enquanto foi conveniente em ter de cada funcionário mais 5 horas de produtividade, mas não deram o direito nem de ouvir os funcionários falarem suas reivindicações.
O filme é feito como se fosse um documentário, filmado como dá em meio a manifestações e reuniões. No estilo bem realista que já tinha encontrado no outro filme. Vincent Lindon está impressionante! No meio do elenco estão trabalhadores. É um filme muito trágico.

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Os livros adequam-se ao tempo em que estamos!:))
    .
    Sopram os Ventos... Bom Domingo.

    Beijo e um excelente Domingo

    ResponderExcluir
  2. As relaçaões entre patrões e empregados - no mundo todo - nunca foram um mar de rosas, mas também nunca foram tão ... preocupantes, como temos visto, nesses últimos anos. E isso porque agora muitos empregados se tornaram descartáveis, por causa das novas tecnologias. Acho também que nos últimos 100 150 anos o mercado nunca foi tão ousado como agora, no sentido de subjugar tudo aos seus próprios interesses. Então eu acho bom quando aparecem artistas para mostrar isso em obras que atingem muitas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu reparei que o cinema europeu vem debatendo com maior profundidade essa questão do trabalho, do livre mercado. essas relações de trabalho onde só um se beneficia e o outro é explorado.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Não conheço esse filme. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa como eu gosto de filmes assim,esse vai ser um filme que vou assistir ,muito obrigado pela indicação
    bejokas doces
    www.artesdasadhianacozinha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sadhia, acho que vai gostar. não é um filme fácil de assistir.

      Excluir
  5. Olá, querida Pedrita!
    Infelizmente é uma realidade que muitos trabalhadores estão passado e sempre passaram.
    Pela resenha é um ótimo filme.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Pedrita. Realidade dos nossos dias.

    ResponderExcluir
  7. Y tales cosas a menudo suceden en el mundo real.

    ResponderExcluir
  8. Um filme para os tempos em que vivemos!
    Quero MUITO assistir.
    Levo a indicação e estou ansiosa para ver até como forma de pesquisa sobre relação trabalho e produtividade.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli,é um filme muito forte, mas muito bem feita a abordagem.

      Excluir

Cultura é vida!