sábado, 18 de julho de 2020

O Mistério no Farol

Assisti O Mistério no Farol (2018) de Kristoffer Nyholm no Telecine Play. Eu adoro filmes que abordam a solidão de faroleiros, há vários. Eu achei que esse era o recente premiado, mas o 007 me alertou que não. É mais ou menos, tem um furo que não consegui chegar a uma conclusão. O filme é inglês, o diretor dinamarquês. Li que foi filmado em vários faróis e ilhas.

Três faroleiros seguem para o seu posto de trabalho. Vemos no porto que um tem família, filhos, uma linda esposa. O filme baseia-se no desaparecimento desses três faroleiros, e logo no início, no texto inicial, já sabemos que eles vão desaparecer. O rapaz é bem inexperiente, tudo precisa aprender. Eu não entendi como o filho de um deles aparece na ilha. Se foi com eles e ficou escondido muito tempo. O mais provável é que teria ido com os homens no barco. Então porque ficou escondido e deixou os homens atirar na ilha sabendo que o pai estava lá? Por que só apareceu pra dar pausa dramátic? Por que não foi antes, de dia e conversou com o pai? É um furo tão grande e tão forçado, não faz sentido alguma a aparição da criança, que piora o que já estava mais ou menos. Os três são interpretados por Peter Mullan, Gerard Butler e Connor Swindells.

Beijos,
Pedrita

18 comentários:

  1. Assista a bons files ou séries.
    .
    Bom fim-de-semana
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  2. A premissa é interessante, mas o desenvolvimento deixa a desejar

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, se o garoto não tivesse aparecido ficaria mais crível. mesmo assim é um filme mediano realmente.

      Excluir
  3. Obrigado pela sugestão. Imagino as histórias que se passaram nos faróis brasileiros também. Aqui no Estado do Rio de Janeiro temos em São Francisco de Itabapoana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz, eu já vi inúmeras vezes a ostra e o vento, filme do walter lima jr. eu costumo ver bastante filmes sobre pessoas q trabalham em faróis. e o isolamento hj em dia parece muito mais real.

      Excluir
  4. Eu também tenho um certo fascínio por faróis e faroleiros. Edgar Allan Poe estava começando a escrever um livro sobre Farol (em que, aparentemente, o faroleiro seria ele mesmo), quando morreu.
    Mas este filme, com esse furo, me desanima um pouco, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, o final estraga bastante. no resto é mais ou menos.

      Excluir
  5. Olá Pedrita
    Tenho muita curiosidade com faróis, acho que tem um Q de mistério sensacional.
    Estou curiosa com esse filme, pensei que o fato de representarem três gerações poderia haver bom roteiro explorando diferentes pontos de vista profissional e interpessoal, MAS confesso que agora com sua resenha e sabendo que tem um furo importante vou assistir sem muitas expectativas.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, tb tenho fascínio por faróis e tramas de isolamento, mas esse é bem mais ou menos.

      Excluir
  6. Eu não entendi porque uma criança apareceu do nada no meio do filme !

    ResponderExcluir
  7. Acabei de assistir.. realmente, o guri aparece do nada. Eu fico tentando associar ao fato de o pai ter dado dinheiro para o velho bem no início do filme, como forma de pagamento pra deixar o garoto ficar escondido por lá (mas onde? Pra ficar 6 semanas??). Pensei que fosse outra criança pra pilotar o barco até que os maiores pudessem descer.. Será que é alguma ilusão pela intoxicação de mercúrio? No começo não entendi, mas chegou ao final, ficou igual ao começo... Gostei da proposta do filme.. acho que entregou algo de Supercine (aquela história que te prende só pra saber o desfecho).

    ResponderExcluir
  8. Que furo inexplicável!! Poderia a criança ter sido sequestrada pelos "vilões"?? E levada para a ilha para ser usada como moeda de troca pelo baú?? Eu gostei do filme... Mas esse furo deu uma balançada boa no avaliação do filme...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse filme é bem mais ou menos e esse furo não tem como defender. amador.

      Excluir

Cultura é vida!