quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Maria do Caritó

Assisti Maria do Caritó (2019) de Newton Moreno no TelecinePlay. A direção é de João Paulo Jabur. Eu queria muito ter visto nos cinemas. Lilia Cabral viajou com essa peça por bastante tempo até que resolveram fazer o filme. É poesia pura! E que elenco!


O  texto é todo de quem conta uma história, de um jeito falado que parece cantado, uma graça. Maria do Caritó é daquelas pessoas vítimas de promessa alheia. Gente que resolve ficar de bem com os santos prometendo algo que o outro tem que cumprir. Prometeram que Maria do Caritó ficaria casta e pura para o santo, cansada dessa obrigação, ela ainda pensa em casar, apesar de seu pai ter afugentado todos os pretendentes e agora ela estar na menopausa. A melhor amiga da Maria do Caritó é interpretada por Kelzy Ecard. Ela é a única que realmente quer o bem da amiga e não a explora.
O circo chega na cidade e com ele a possibilidade de mudar o seu destino. Lindas as cenas com a Juliana Carneiro da Cunha. Outros do circo são: Gustavo Vaz, Priscila Steinman e Fernando Sampaio. 

Leopoldo Pacheco está irreconhecível como o coronel. A noiva do coronel é interpretada por Alice Assef. O padre é o incrível Fernando Neves. O pai da Maria do Caritó é interpretado por Sylvio Ziber. A cigana por Larissa Bracher. Gostei demais do desfecho! Depois de tanta opressão e reza, só a liberdade faria sentido. Ser livre para ir e vir de onde quiser, conhecer o mundo. Nada de logo já se fechar em um casamento. 

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Já ouvi falar sobre Maria do Caritó, mas não me despertou interesse em ver.
    Big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Lília Cabral é uma das melhores atrizes do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Parece interessante. A expressão 'Ficou no Caritó" para designar a moça que não casou é muito comum em MG e no NE. Mas é um absurdo os pais (ou outra pessoa pretender decidir certas coisas pelos filhos, especialmente por conta de 'promessas').

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, no começo explicam o termo, mas eu não consegui explicar pra escrever aqui. eu acho assustador fazer promessa pro filho ter que cumprir.

      Excluir
  4. Lilia Cabral é uma atriz que me habituei a admirar por a ver em algumas novelas que passaram em Portugal. Uma grande atriz
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rykardo, realmente ela fez personagens impactantes em novelas.

      Excluir
  5. Oi Pedrita, eu assisti esse filme e adorei. Assisti com uma amiga que a família é da cidade em que foi filmado. A cama da Maria do Caritó era a cama da avó dessa amiga. A tia foi figurante. Foi emocionante ver a emoção dessa minha amiga;
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chris, q maravilha! a cidade é uma graça! esse filme é muito poético.

      Excluir
  6. Uma fofurice esse filme!
    Que graça a personagem da Kelzy, dá vontade de botar num potinho e guardar.
    Fiquei cho-ca-da com a mãe da Maria!
    E olha que amei o final, mas ela até poderia conhecer melhor o José que tb teve um destino parecido com o dela 😍😍

    Adoro finais com estradas porque remetem à horizontes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, exatamente, muita doçura. e sim, dá vontade de por a personagem da kelzy em um potinho, que amiga fiel. que mãe pavorosa mesmo. eu gostei do final libertador, podia até conhecer melhor depois de uns anos viajando.

      Excluir

Cultura é vida!