quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Nossa Cruzada - Sonhos em Tempos de Guerra

 Assisti ao documentário Nossa Cruzada - Sonhos em Tempos de Guerra da República Ativa de Teatro. O filme fala do processo de criação desse projeto que começou lá no meio do ano passado. Eu cheguei a comentar sobre as peças aqui. Acho que o grupo não imaginou que agora íamos estar nessa guerra contra a pandemia. No início, eles falavam dos desafios das crianças em momentos críticos.

A primeira peça montada pelo projeto, A Sombra do Vale, falava da tragédia de Brumadinho. Como as crianças lidam com o fato de tudo ter sido destruído, de não ter mais casa, sem alguns familiares, de estar a deriva. O grupo procurou os envolvidos de cada projeto para falar de sua experiência.

Foto de Jumaira Lima

Eles falaram também da sede do grupo, a Embaixada Cultural, que mudou a forma de como eles trabalham. Vivi Gonçalves conta que antes cada um trabalhava em sua casa, depois se reuniam pra falar de suas pesquisas. E que agora eles faziam esses processos juntos, o que mudou muito a forma como eles passaram a criar. Deram ainda depoimentos no documentário: Leandro Ivo, Rodrigo Palmieri e Thiago Ubaldo.

O diretor de Invocadxs, Marcelo Soler, contou que teve a ideia dos alunos de formar uma banda, que os atores tocavam um pouco os instrumentos. Eu gostei muito do resultado, porque realmente pareciam crianças que resolvem brincar de tocar e cantar, que estão aprendendo. Eu gosto muito dessa peça porque ela fala sobre educação. Não só os alunos falam de suas experiências, mas a peça aborda a incomunicabilidade entre professores, educadores, superiores e regras ultrapassadas de ensino.
Foto de Fernanda Oliveira

O grupo falou que pensavam como falar de politica para as crianças. Já em Invocadxs falaram em alguns momentos. Em A Cidade de Dentro, com a Perfeitolândia, eles falaram do oportunismo político em maquiar a realidade, para ganhar popularidade. A última peça que mencionaram foi O Incrível Caso do Menino de Vestido que ainda não estreou. Ia estrear exatamente no começo da pandemia e foi cancelado. O diretor dessa peça, Fernando Neves, falou desse processo de criação. Aguardo ansiosamente a volta aos palcos para poder ver esse espetáculo.
Foto de Daise Neves


Beijos,

Pedrita

10 comentários:

  1. Oi Pedrita, muito interessante o projeto. Eu não conhecia. Gostei da temática das peças. Nossa, eles nunca que iam imaginar que estaríamos nessa situação. O documentário deve ser muito interessante.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chris, acho q vc ia gostar das peças do grupo. tb acho q ninguém imaginava q o momento atual ia ser tão sombrio.

      Excluir
  2. Boa tarde. Obrigado por essa dica de Documentário. Bom final de semana e abraço carioca. Tempo que não vejo uma peça, mais breve se Deus quiser tudo voltará ao normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz, obrigada. nem me fale, sentindo falta de ir ao teatro.

      Excluir
  3. *
    Ainda em modo de férias, passo numa breve visita a fim de desejar um excelente fim de semana.
    Dias diferentes que nos encher a alma. 2º Dia.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cidália, aproveite. eu ainda em isolamento interminável. aqui no brasil estamos cansados desse isolamento q nao acaba.

      Excluir
  4. Aprovo projetos assim, com cara de Brasil e incluindo o povo brasileiro (especialmente os jovens). Gostaria que tivéssemos mais esforços nessa seara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, são paulo investe bastante em teatro, há leis específicas com fomento independente de governos. acho fundamental.

      Excluir
  5. Torcendo para que essa "desgraça" acabe e deixe os projetos viverem.
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, não vejo a hora da vacina estar disponível para todos.

      Excluir

Cultura é vida!