quinta-feira, 20 de agosto de 2020

O Poder de Diane

 Assisti O Poder de Diane (2017) de Fabien Gorgeart no Festival Varilux de Cinema no Looke. Eu achei que não iria mais ver algum filme dessa seleção, antes de sair do ar, tinha amado alguns, largados pela metade outros e não estava interessada nos que sobraram. Mas o 007 me lembrou que os filmes franceses de comédias nem sempre são cômicos e resolvi arriscar mais um. E é o que acontece com esse, é bem mais drama. Uma mulher que está grávida vai viver em uma casa no campo. Lá se apaixona pelo eletricista. Ela é interpretada por Clotilde Hesme e ele por Fabrizio Rongione.

Ele se afasta quando descobre que ela está grávida. Em outro encontro ela diz que o filho não é dela, é de um casal de amigos que não podem ter filhos. Eles são interpretados por Thomas Suire e Grégory Montel. Ele se reaproxima, mas está claramente desconfortável com a situação. Conservador, ele não entende porque ela fez aquilo. Ela diz claramente que nunca quis ter filhos. Eles voltam a ficar juntos, ele vai morar com ela, mas é fato que ele a julga o tempo todo. O que ele faz com ela na hora do parto é tão abominável, que não entendo como ela o procurou depois e o perdoou. Eu não sei se conseguiria. Ele é muito monstruoso. Ele entrou na história dela depois, estavam pouco tempo juntos, ele não tem o direito machista de querer decidir sobre a gravidez dos amigos dela. Eu entendo que ele não conseguisse administrar a decisão dela e dos amigos, mas se ele aceitou continuar a relação enquanto ela estava grávida, ele não poderia jamais tentar interferir naquele que foi decidido antes deles se conhecerem.
Ele é tão pavoroso, que quando ela é visitada pelos pais da criança ele faz todas aquelas perguntas machistas abomináveis, com qual dos dois ela transou, aí ela diz que com nenhum dos dois. Inacreditável que mesmo as respostas bastante verdadeiras, ele continua implicando com os amigos dela. Ele fica muito bravo que ela vai ficar um período morando com os pais da criança após o bebê nascer. Mas onde ele achou que seria diferente? Volto a dizer, se ele quis continuar com ela mesmo grávida, ele tinha que elaborar a situação e respeitar as escolhas dela. Depois do parto aí sim eles poderiam decidir juntos. Mas ele não tinha nada a ver com aquela gravidez. Outra questão que me chocou mais ainda foram as várias críticas feitas por homens que li, uma teve o disparate de dizer que o filme era sobre uma mulher insensível, outro que ela não estava nem aí para os sentimentos dos outros, tão monstruosos como o namorado dela.
Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. OI Pedrita, eu não assistia a esse filme do Festival. Não me interessei, mas já estou me arrependendo. As comédias francesas não são t]ao comédias. Sempre tem uma pegada política, com temas mais questionadores e atuais.
    Ah, muito obrigada pela dica da exposição do Da Vinci.
    beijos
    CHris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chris, exatamente, eu tinha visto algumas pessoas postarem o poster e eram pessoas de ótimo gosto, q resolvi ver. já escolhi mais um q quero ver de lá. sim, exatamente, as comédias francesas são mais comédias de costumes, que amo. achei q ia gostar de saber da exposição da vinci.

      Excluir
  2. Esse ainda não assisti. Parece meio estranho. Ultimamente tem sido difícil ler comentários sobre qualquer tema na Internet, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ana paula, o q mais me assustou é q eram críticas de sites oficiais. gente balizada pra falar de cinema.

      Excluir
  3. Não costumo assistir a filmes franceses,só assisti um até agora.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, acho que vc ia gostar mais dos que o 007 gosta. são muito divertidos e inteligentes.

      Excluir
  4. Aiaiai, eu ando tão sem paciência para machismo e abuso de homem que, no momento, não quero ver isso nem em ficção, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, realmente dá muita raiva, o filme é catalogado como comédia, mas eu fiquei mais triste e com raiva do q alegre. se é q ri em algum momento. o roteiro é muito inteligente. o namorado representa tudo o q a gente quer q mude no comportamento masculino.

      Excluir
  5. Nunca tinha ouvido falar, mas parece interessante.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!