segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Pitanga

Assisti ao documentário Pitanga (2017) de Camila Pitanga e Beto Brant no Canal Brasil. Quis ver inclusive nos cinemas. A trajetória de Antônio Pitanga confunde-se com a história do cinema brasileiro.. Sou fã desse ator.

Antônio Pitanga com Luíza Maranhão em A Grande Feira

O documentário mostra Pitanga na praia, depois segue para Salvador, onde ele encontra com profissionais que trabalhou. Contador de histórias, seus encontros são riquíssimos em conteúdo, uma aula de cinema brasileiro. Ele fala com Ruth de Souza, Léa Garcia, Zezé Motta, Milton Gonçalves, Lázaro Ramos, Othon Bastos, Gésio Amadeu, Ney Latorraca, Tamara Taxman e Ítala Nandi. Com os diretores Cacá Diegues, Neville D´Almeida, Walter Lima Jr. e Hugo Carvana. Os músicos Maria Bethânia, Gilberto Gil, Martinho da Vila, Paulinho da Viola e Caetano Veloso.

Antônio Pitanga em Barravento

Pitanga conta que Glauber Rocha ficou muito bravo com ele porque uma produção atrasou e o ator foi trabalhar com teatro. O documentário entra com uma linda entrevista do José Celso Martinez Corrêa e sobre teatro. Capoeirista, suas interpretações tinham muitos movimentos, eram muito viscerais.

No final as conversas são com os filhos. Camila Pitanga agradece muito ao pai o carinho com sua mãe, Vera Manhães. Em uma entrevista contam a beleza desse casal.

Muito emocionante as cenas do Pitanga com o filho Rocco e seus netos, que momentos delicados. O carinho e união de todos emociona.

No blog eu falei de alguns filmes que Antônio Pitanga participou:

O Pagador de Promessas

Tocaia no Asfalto

O Homem que Desafiou o Diabo

Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Gostaria de ter assistido no cinema. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, eu tb queria ter visto no cinema. é muito bom.

      Excluir
  2. Deve ser muito interessante esse documentário. Sugiro que nos próximos posts que você fizer, faça como esse e coloque os nomes dos atores.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, é demais. eu sempre coloco tags e atores, mas qd a lista ficou interminável, parei de por os atores q ainda não estavam por lá. como esse documentário entrevista muita gente, tinha muita tags dos atores.

      Excluir
  3. Eu vi a chamada, pensei em assistir e acabei me esquecendo. Parece ter sido mesmo muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, que pena, acho que dá pra ver pelo controle remoto voltando a data. acho que fica disponível pra rever por uma semana. imagino que não seja um filme de fácil repetição.

      Excluir
  4. Eu também assisti esse documentário, o Antônio Pitanga tem uma energia contagiante e um bela trajetória!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, muito bom mesmo esse documentário. a animação do pitanga é impressionante.

      Excluir

Cultura é vida!