domingo, 13 de setembro de 2020

Carolina

Assisti ao documentário Carolina na GNT. É sobre a escritora Carolina Maria de Jesus, quero muito ler os livros dela, principalmente Quarto de Despejo.Eu não sabia que Carolina de Jesus tinha nascido em Sacramento. Eu tinha visto um documentário sobre a cidade que comentei aqui e tinha gostado muito. Foi uma cidade com várias feministas. Foi em Sacramento que uma patroa levou Carolina para a escola, ela estudou só dois anos, mas depois que pegou o gosto pela leitura, lia tudo o que aparecia na frente. Ela leu também Escrava Isaura que ganhou e ficou encantada. Tom Farias escreveu uma biografia sobre a escritora e ele fala dela no documentário. Ruth de Souza também conta quando conheceu Carolina de Jesus. Ruth ia interpretar a Carolina.

Depois ela seguiu para São Paulo e foi viver na favela do Canindé. Tinha uma única torneira para toda a comunidade. Lá ela vivia com seus filhos e catava papel para sobreviver. Eles passavam muita fome. Quarto de Despejo é sobre esse lugar e sobre as pessoas do lugar. Pelo documentário, Carolina parecia uma mulher forte e determinada. Com Quarto de Despejo ela ganhou muito dinheiro, comprou uma casa em Santana, mas não se adaptou ao bairro, comprou um sítio em Parelheiros e voltou a passar dificuldades. Do período que viveu em Santana escreveu Casa de Alvenaria. Por último Casa de Bitita. Além desses livros escreveu inúmeros textos e poemas para revistas, jornais. Tive muita dificuldade de encontrar informações sobre o documentário.
Vou colocar um vídeo do biógrafo.


Beijos, 
Pedrita

8 comentários:

  1. Li e não lembro de nada.
    Acho que a filha dela quer viver as custas "glória" dela.
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu quero ler. a filha e a família não falam nesse documentário. depois eu vi umas entrevistas com ela. os filhos devem ser os herdeiros dos direitos autorais da obra. esse documentário fala que quando eles vão viver em parelheiros carolina começa a se desentender com os filhos, mas não falam detalhes.

      Excluir
  2. Deve ser ótimo esse documentario.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Eu li o O quarto de despejo. E, recentemente, a minha filha leu o meu exemplar. Tanto eu como ela gostamos da obra. A Carolina, apesar de escrever como alguém que recebeu pouca instrução (que foi o caso), passa a mensagem integralmente e de forma eficaz (como qualquer bom escritor).

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li O quarto de despejo, mas quero muito conferir a escrita da autora que parece ser bem objetiva, assertiva e envolvente.
    Já vou anotar o documentário para ver.

    Bjs Luli

    ResponderExcluir

Cultura é vida!