sábado, 19 de setembro de 2020

A Sombra de uma Dúvida

Assisti A Sombra de uma Dúvida (1943) de Alfred Hitchcock no Telecine Cult. Esse é outro diretor que fico sempre na dúvida se já vi o filme. No começo achei até que já tinha visto, mas logo vi que não. Gostei demais!
Os textos da família são excelentes, e pensar que foram escritos em 1943.  O filme foi baseado no livro de Gordon McDonell. Um homem está fugindo, avisa então a família que vai visitá-los.  Ele é interpretado por Joseph Cotten. A sobrinha não aguenta a vida monótona da cidade provinciana, a família é provinciana. Ela é interpretada por Teresa Wright. A irmã ama ler, fofíssima e interpretada por Edna May Wonacott. A mãe é insuportável, o parente é seu irmão caçula, ela o mimou demasiadamente, o próprio marido se incomoda com os exageros da esposa que trata o irmão como rei. Na casa todos ajudam nas tarefas, menos o irmão caçula que chega. Os pais são interpretados por Patricia Collinge e Henry Travers.

Eu achei que o tio tivesse feito algo errado já que está com muito dinheiro, mas fiquei bem surpresa que a questão é muito, mas muito mais grave. A sobrinha que começa a desconfiar e passa a correr risco de vida. 

Um detetive aparece na cidade para investigar o viajante. Ele é interpretado por MacDonald Carey. O romance é muito forçado e pouco carismático.

Só depois que assisti que lembrei que o Hitchcock aparece no filme e fui procurar. Achei que ia demorar pra localizar, mas foi fácil. Divertido!


Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. É um bom filme, mas considero abaixo de vários outros de Hitchcock.

    O final no trem também é forçado.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, eu gostei demais do texto familiar. incrivelmente atual e o filme é de 1943.

      Excluir
  2. Vi faz tempo. Fiquei depois matutando no fato de que na obra - como na vida real - muitas vezes pessoas 'endeusadas' são piores do que as que não o são.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exatamente. pela gravidade do q ele pratica, parece q ele é alguém do mal, talvez um psicopata. mas sim, alguém endeusado, mimado, pode achar que tem o direito de conseguir tudo o que quer, não importa como.

      Excluir
  3. Confesso a minha ignorância. Não conheço o filme! :/
    -
    Vagueávamos nas ondas do mar
    -
    Beijos, e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Pedrita,
    Saudades desse tipo de filme. Hoje, não acho fácil encontrar.

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedrita
    Também às vezes me confundi se assisti ou não algum Hitchcock, MAS pela sua resenha esse não vi não.
    E a temática com as dificuldades dia relacionamentos familiares sempre é atemporal.
    Fiquei curiosa com o motivo do tio estar com bastante dinheiro 😉😉

    Levo a indicação.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, achei muito interessante a abordagem familiar sendo um filme de 1943. todos colaboram para o bom funcionamento da casa, inclusive as crianças pequenas independente do sexo.

      Excluir

Cultura é vida!