quarta-feira, 11 de novembro de 2020

O Irlandês

Assisti O Irlandês (2019) de Martin Scorsese na Netflix. Eu tenho uma certa preguiça com filmes de gângsters. 007 também. A preguiça aumentou muito quando vi que o filme tem 3h30 de duração. Só quis ver porque o diretor é excelente e pelos elogios que o Robert De Niro teve. Sim, o filme é ele e para ele. Está magistral, embora as excessivas intervenções digitais para rejuvenescimento e envelhecimento dos personagens me incomodem um pouco até demais. O 007 acha que o filme também é para Al Pacino brilhar, sim, está incrível, mas o filme é a história do Irlandês, um matador a serviço da máfia italiana nos Estados Unidos.

Como disse o 007, filmes de gangsters são sempre quem traiu e como será vingado. As mulheres são sempre objeto de decoração, parecem figurantes, raramente tem falas, já que eram sumariamente ignoradas nesse universo. O filme entrecorta no tempo e confesso que me perdia às vezes. O irlandês inicialmente fazia carregamento de carnes e desviava, quer dizer, roubava sempre uma parte para ganhar por fora. Ganhar por fora é bondade, pra vender o produto roubado. Ele conhece então um chefão da máfia e passa a trabalhar pra ele. Esse chefão é interpretado por Joe Pesci. O irlandês prospera, constitui família. Uma filha dele desde pequena não gosta dos amigos do pai e desconfia dos trabalhos do pai. A menina é uma graça interpretada por Lucy Gallina. Adulta é interpretada por Anna Paquin.

Depois o irlandês conhece Jimmy Hoffa, líder sindical, que desapareceu e seu corpo nunca foi encontrado. A filha que sempre desconfiou do pai tinha adoração por Hoffa, incrível achar que Hoffa era muito diferente dos outros homens. Após a morte de Hoffa, vários integrantes dessa máfia são presos por motivos diversos. Depois que sai da prisão, O Irlandês acaba em uma casa de repouso. Suas filhas não o visitavam. Até entendo, mas como disse, todos os amigos do pai cometiam crimes. Alguns outros do elenco são Harvey Keitel, Bobby Cannavale e Ray Romano. O elenco é enorme, são inúmeros atores. A trilha sonora é ótima e tem no Spotify.
Beijos,
Pedrita

21 comentários:

  1. Olá, querida Pedrita!
    Eu tbm não tenho paciência para filmes de longa duração.
    Gosto muito do Robert De Niro.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, esse é sempre a mesma coisa, só mudam os alvos, mas a ação é a mesma.

      Excluir
  2. Boa tarde. Só pelos nomes do diretor e ator principal já demonstra que deve ser maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho certa preguiça com relação aos filmes de gângsteres.Exceto se o filme for O Poderoso Chefão (que já vi e revi inúmeras vezes, rsrs). Este eu não vi.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, são tudo iguais. mesmo o poderoso chefão ver uma vez já bastou. só gostei de rever uns trechos pq tinha atores q adoro muito novinhos.

      Excluir
    2. Há coisas que me seduzem no Poderoso Chefão. Primeiramente é a qualidade do filme, que é uma obra prima. Depois tem as questões - sempre atuais - da amoralidade que vigora no mundo de certos 'negócios' e de "certos interesses'. Tudo isso tem correlações com a vida normal, inclusive no que diz respeito às associações de políticos (e até da Igreja) com gângsteres. E, por fim, tem os atores, todos muito bem em seus papéis. E agora que o tempo passou... acho intereessante ver os atores jovens.

      Excluir
    3. sim, poderoso chefão é primoroso. o irlandês é muito bom tb. eu q não gosto do gênero.

      Excluir
  4. Esse filme é incrível, infelizmente foi injustiçado no Oscar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. josé, a discussão q netflix não pode concorrer é surreal. é bem feito o filme. mas mais do mesmo.

      Excluir
  5. ainda não tive coragem de assistir porque é muito longo.
    Mas a história me interessa, os atores me interessam e o Diretor é Top.
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, é bem cansativo e repetitivo. vale pelo elenco.

      Excluir
  6. Oi, Pedrita, eu também não me ligo nesse tema e tenho uma enorme preguiça de assistir filmes longos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloisa, então acho que não vai gostar. dá preguiça mesmo.

      Excluir
  7. Filmes de gângsteres e tipo noir me dão dono 😁😁
    Geralmente são bons, mas muito longos em suas apresentações, demoram pra engrenar e são muito parecidos.
    Ainda não assisti esse e apesar de não ser meu tema favorito, ainda quero ver, principalmente pelo elenco.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente luli, dão sono. esse então. como disse um crítico q li na internet, o bom é q dá pra parar e voltar hahahaah, não imagina qts vezes parei e voltei por pura insistência. é mais do mesmo.

      Excluir

Cultura é vida!