terça-feira, 10 de novembro de 2020

Wenceslau Braz e Delfim Moreira

Terminei de ler o livro Wenceslau Braz e Delfim Moreira (2019) de Fernando Figueiredo Mello da Coleção Folha A República Brasileira. Dois presidentes, confesso que o segundo mal conhecia. Tem vezes que eu pergunto se eu fugi da aula naquele dia. Os dois alternavam a política café com leite, onde ora era escolhido um presidente de Minas Gerais, ora de São Paulo. Militares na maioria, mas alternavam com cafeicultores, produtores de gado.

Wenceslau Braz (1868-1966) era de uma família de cafeicultores, mas com a queda da Bolsa em 29, os preços do café despencaram. Mas isso não fala no livro não. Falam mais do trabalho deles como presidentes. Por uma coincidência macabra os dois foram presidentes na época da Gripe Espanhola. Interessante que há um texto nesse livro falando um pouco da Gripe Espanhola, que foi escrito antes da pandemia, e o autor diz que morreu muita gente no mundo, mas que o evento tinha sido antes da penicilina. Dando a entender que se tivesse a penicilina na época dessa gripe morreria menos gente. Acho que se o autor tivesse escrito o livro agora, em plena pandemia, quando temos inúmeros avanços da medicina, medicamentos, vacinas e a penicilina, e que tem morrido tanta gente no mundo do coronavírus, ele talvez mudasse o seu texto.
Wenceslau Braz era um presidente muito conciliador. Pegou um período complicadíssimo pra governar, Primeira Guerra Mundial, que o livro lembra que chamava Grande Guerra, a Gripe Espanhola. Inclusive o livro fala que porque aumentaram as exportações de alimentos, escassearam no Brasil e ficaram mais caros, igual como aconteceu agora. Wenceslau Braz teve inúmeros desafios. Ele conseguiu resolver muitas questões e deixou o país muito melhor quando saiu. O livro é bem resumido, bonito, com belas fotos, no final tem uma lista de livros a ler para se aprofundar no assunto.

Delfim Moreira (1868-1920) é mais um vice na história desse país que assume, são muitos. Eu não sabia que ele era primo de Wenceslau Braz, os dois inclusive nasceram no mesmo ano. Quem foi escolhido foi Rodrigues Alves que morreu de Gripe Espanhola. Foi aí que eu acho que eu fugi da aula. Mas é fato que eu tive um péssimo professor de história na escola. Não é muito correto criticar professor, mas esse não tinha como defender. Ele lia a aula toda em voz baixa e acho que se fixava em história da Europa, mas pode ser impressão minha. Não lembro praticamente nada do que ele ensinava. Passei a estudar melhor história no cursinho e foi a partir dali que resolvi preencher minhas lacunas no tema, inclusive revisitar a história que me foi contada lendo livros e biografias recentes dos personagens da história, com foco no Brasil e outros países mais ignorados na época que estudei. Delfim Moreira não ficou um ano no cargo.



Beijos,
Pedrita 

18 comentários:

  1. Somos desncorajados a conhecer a nossa própria história. E o pouco que nos ensinam, nas escolas, é muitas vezes fantasioso ou superficial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exatamente. e qd querem nos ensinar é para incutir a visão ideológica de quem quer ensinar. com raras exceções.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Rodrigues Alves tinha um casarão em Higienópolis. Quase todo dia, passo em frente. Fica na Rua Itacolomi. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nunca ouvira falar de qualquer um deles, mas também desconheço a atividade de muitos presidentes da república portuguesa, inclusive Manuel de Arriaga, o primeiro eleito e que é natural desta minha ilha. Curiosamente o primeiro a exercer o cargo por logo a seguir à revolução, mas não eleito também é dos Açores, mas de outra ilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, realmente nós guardamos os presidentes que estiveram na mídia por bem ou por mal.

      Excluir
  4. Oi, Pedrita. Também não lembrava de detalhe sobre eles. Infelizmente não lembramos, muitas vezes, da história que nos trouxe até aqui.
    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não curto muito livros políticos.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. liliane, vc ia gostar dessa coleção, mas os textos são muito curtinhos.

      Excluir
  7. Pedrita, acho que você não fugiu da aula, não. Os currículos escolares não contemplam, pelo menos, não contemplavam, estudos sobre nossa História mais recente. Ficam nas capitanias, no governo geral etc, e pouco na República.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloisa, bem lembrado, eu não aguentava mais ouvir de capitanias. a gente tinha q decorar os nomes dos responsáveis por cada capitania, mas pouco ouvi falar do visconde de mauá, o primeiro economista brasileiro e responsável por tantos empreendimentos.

      Excluir
  8. Wenceslau Braz é mais comentado, mas Delfim Moreira nem lembro de ter estudado.
    Sim, tb sinto muita falta de conhecer mais sobre nossa história.
    Talvez com conhecimento e melhor interpretação fosse possível traçar paralelos com os dias de hoje.
    Um país que não prima pelo passado, erra no presente e não tem grandes perspectivas para o futuro.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, não é? acho que o bom é conhecermos, pq aí a gente pode pensar e chegar as próprias conclusões.

      Excluir
  9. Oi Pedrita! Cheguei aqui pelo blog do Carlos. Há anos que leio seus comentários nas postagens dele kkkkk.

    Sobre esse livro e a gripe espanhola, estou lendo o livro do John Barry sobre o assunto. Vamos ver se ele vai citar em algum momento essa questão da penicilina.

    cafeebonslivros.blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kelly, que ótimo, não tenho cadastro mais no sistema do seu blog, vou tentar atualizar. fiquei curiosa por esse livro do john barry.

      Excluir

Cultura é vida!