sábado, 14 de novembro de 2020

Legalidade

Assisti Legalidade (2019) de Zeca Brito no Telecine Cult. Faz tempo que coloquei pra gravar. Estava zapeando, vi esse ator, o grande Leonardo Machado no elenco, e coloquei pra gravar. 

Ele está majestoso como Leonel Brizola. O filme fala desse movimento no Rio Grande do Sul, Legalidade. Jânio tinha renunciado, e Brizola une a população para que o vice Jango, seu cunhado, subisse ao poder, assim que fica sabendo de conspirações para que ele não assuma o cargo. Brizola quer a Legalidade que está na constituição, que na falta do presidente assume o vice. Excelente a parte verídica e política do filme, intercalada com imagens históricas do movimento, da praça lotada de gente. Infelizmente Leonardo Machado não viu o resultado de seu trabalho e faleceu de câncer antes da estreia.
O filme tem um triângulo amoroso mais falso que nota de... Bom, não sei qual era a moeda da época. Cleo, Fernando Alves Pinto e José Henrique Ligabue fazem personagens ficcionais. Cleo é uma jornalista brasileira do Washington Post, os outros dois são irmãos, um jornalista do Última Hora e outro um antropólogo. Letícia Sabatella aparece nos dias de hoje tentando saber histórias da sua mãe desaparecida. O pai do diretor (Sapiran Brito) interpreta Brizola no final. Paulo César Pereio faz um locutor do rádio.
Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Olá Pedrita
    Ainda não assisti.
    Deve ser interessante.
    E vem bem a calhar em época de eleições.
    Às vezes personagens fictícios são inseridos para darem uma linha de continuidade ao real.
    Não sei se gosto ou não, por não se tratar de ficção.
    Mas é sempre uma oportunidade de alinhavar possibilidades ao roteiro.
    Levo a indicação.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, verdade. eu conhecia muito pouco desse movimento. não tinha a ideia que tinha sido tão popular no rio grande do sul. achei que era algo mais representante nos apoiadores, não achei que teve tanto apoio popular. nesse o triângulo é fake demais. tem cenas impossíveis de acontecer no contexto que colocaram.

      Excluir
  2. Mais uma bela sugestão para este confinamento! :)
    *
    Antiguidade, segredos guardados...vida
    -
    Beijo e um bom Domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cidália, é sim. apesar q é um filme difícil de achar. até mesmo aqui no brasil.

      Excluir
  3. Boa noite Pedrita. Obrigado pela maravilhosa dica e excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Adoro essas atrizes, mas não conhecia o filme. Também me incomoda ver um filme pela metade. Faço o possível para terminar e sempre tenho aquela esperança de um final surpreendente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ana, sem problema. sim, eu fico insistindo em filme ruim. vai entender. mas esse só piora.

      Excluir
  5. Quero assistir. Não conheço o trabalho do protagonista e gostaria de conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gosto muito do trabalho dele. ele está na série animal que passou faz um tempinho na gnt https://mataharie007.blogspot.com/2015/08/animal.html

      Excluir

Cultura é vida!