quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

The Undoing

Assisti a série The Undoing (2020) de Susanne Biel na HBO e HBOGo. Eu vi uma chamada da série e como adoro esses atores, Nicole Kidman e Hugh Grant, quis ver. Eu comecei a ver essa série na HBO porque estreava aos domingos às 22h, mas na segunda semana colocaram às 23h e não conseguia ver, muito tarde. A HBO trabalha bem mal o seu streaming, não entendo como ainda tenha emissora de tv a cabo que ainda queira ganhar ibope no ao vivo. Os tempos são outros. Depois demoram pra por no streaming e aí devem reclamar a debandada pra outros sistemas. 
 

O criador da série é David E. Kelley baseado no livro de Jean Hanff Korelitz que quero muito ler. Há muitos textos na internet sobre a série e comparando com o livro mas só vou ler depois de escrever o post. Começa com um casal margarina. Ela uma psicóloga de casais renomada, ele um famoso oncologista de crianças. Riquíssimos, eles ainda tem um filho de 12 anos.
A mulher começa a ser assediada por outra lindíssima interpretada por Matilda de Angelis. Elas se conhecem na reunião da escola dos filhos. O marido segue para um congresso. A jovem é assassinada. A psicóloga esconde a série toda a aproximação que teve com a jovem.

A esposa estranha o marido não dar notícia da viagem e liga pra ele. Descobre que ele deixou o celular em casa. No dia seguinte ela liga para os hotéis que ele costuma ficar, mas ele não está lá. Vai ao hospital procurar informações do congresso para falar com o marido e pasmem, descobre que ele foi demitido há meses e que é segredo o motivo. Daí começa em cadeia uma sucessão de mentiras desse marido, absurdamente assustador. Ele era amante da jovem assassinada e tinha transado com ela na noite que foi morta. Torna-se o principal suspeito.
O pai da esposa é milionário interpretado brilhantemente por Donald Sutherland, ótimo personagem. Fico imaginando como deve ficar um pai vendo a filha e o neto envolvidos nessa trama. Ele acaba contratando uma excelente advogada para defender o genro, pensando no neto, o garoto é uma graça, Noah Jupe. Excelente também a atriz que faz a advogada Noma Dumezweni. A série começa a debater muito psicologia, comportamentos psicológicos, mas muito, muito mesmo ética. A advogada é muito séria, mas ela, para ganhar, prepara todo um teatro e uma rede de manipulação para favorecer o seu cliente, pouco importa se ele é monstro ou não. Sim, ela utiliza os dados, faz toda uma cena, para atingir o resultado que é ganhar a causa, dentro da lei, mas é correto o que ela faz? 

A esposa, que é psicóloga, também questiona. Se de fato o seu marido não matou a jovem, ela pode sim reconsiderar, perdoá-lo e quem sabe voltar com ele. Mas ele é um mentiroso compulsivo e ela vai descobrindo aos poucos junto com o público. Como disse, a riqueza não está no comportamento do médico e sim de toda a teia que se junta, rodeada de muito dinheiro, para resolver os seus conflitos. Muito provavelmente, sem todo o dinheiro, sem um grande advogado, nada sairia como o planejado. O filme mostra o quanto ter muito dinheiro faz muita diferença. Para ajudar na ação seria bom o marido sair da cadeia para melhorar a imagem ao júri, mas a fiança é milionária e só pode ser paga porque o sogro é milionário. A série mostra o quanto a justiça não é para todos e não é igual para todos. E estamos falando de Estados Unidos, imagine aqui.
Alguns outros do elenco são: Edgar Ramirez, Rabe Cast, Edan Alexander e Ismael Cruz Cordoba.
A abertura é linda e só agora que descobri que a música é cantada pela própria Nicole Kidman.


Beijos,
Pedrita

13 comentários:

  1. Acho sensacional como você é ultra organizada. Eu ainda estou revendo partes do último episódio e vc já fez a resenha. Aliás mara sua resenha como sempre.
    Eu gostei bastante da série e confesso que apesar de gostar de uma só temporada fiquei SIM curiosa e faço parte do time que gostaria de saber o que aconteceu depois do fim 😉😉
    Curioso que apesar de desde o primeiro episódio ter ficado mais ou menos claro quem era o assassino (o título é um tremendo spoiler) eu viajei tanto na narrativa que até o garotinho passou pela minha lista de suspeitos. E a amiga sensacional dela (eu pensei vai que ela tb era amante do cara e ficou com ciúmes da nova namorada?)
    Consistente demais cada degrau, eu concordo plenamente com vc que a grande protagonista da história foi a ética. Nicole deu um show de interpretação. Naquela parte em que ela fala com o investigador não quer nem olhar o prontuário do garotinho: pra ela é algo sigiloso e ponto final.
    Achei incrível quando as advogadas fizeram os interrogatórios.
    Quis botar num potinho e proteger o Miguel e o Fernando, mas me apaixonei mesmo foi pela segurança do investigador.
    E a Nicole que fez um interrogatório absolutamente perfeito, como ela mesma disse: só falei a verdade!
    Donald Sutherland arrasa como o pai. Personagem cheio de camadas, ele que tb traía a esposa se vê representado no genro inescrupuloso, MAS é emocionante como ele agrega valor em casa vez que aparece na narrativa.
    O amadurecimento e o sair da bolha da Nicole foram nota mil.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, estou com vários posts na fila. até demorei um pouco pra falar desse e precisava de tempo pra escrever em detalhes. que maravilha, seu comentário é quase um post. verdade, tentaram por dúvidas nos outros, mas era bem claro que seria ele mesmo. tb cheguei a desconfiar do garotinho, mas descartei logo pela força q teria pra martelar tantas vezes. tb achei q a amiga advogada era tb amante do pegador da série. nem me fale, o miguel é o q mais sofre. gostei muito q deram um papel fundamental para o sutherland.

      Excluir
    2. Né?????? Desculpa aaaaaeeee o textão 😅😅

      Excluir
  2. Para quem gosta de cinema imagino ser uma boa série. Até porque os nomes dos atores são aliciantes.

    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  3. Vi esta série. E como recebo em minha timeline, no FB, anúncios da HBO, quase comento sobre o horário tardio e tals. Sinceramente, acho que a série poderia ter sido melhor, alguns dos tópicos, como a questão de não conhecermos realmente as pessoas, eram bem interessantes, e podiam ter rendido abordagens mais engenhosas. Achei curioso também saber que os psicológos são considerados médicos, no país que produziu a série (a psicóloga afirma no tribunal que é médica, ao ser questionada). No mais achei que valeu a pena.

    (ah, girl, publiquei post novo!rsrs)

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eba!!! mais uma blogueira q viu tb. pois é, eu li uma matéria depois de escrever o texto, que deu muito, mas muito ibope pelo horário. acho que a maioria não dorme cedo como a gente. tb estranhei o termo psicólogo. fiquei até pensando se ela não era psiquiatra e não psicóloga.

      Excluir
    2. Ela diz que é doutora, não médica. E em seguida diz que tem doutorado.
      Desculpa aaaeee me intrometer no comentário.
      😉😉

      Excluir
    3. luli, obrigada por esclarecer. eu tinha achado muito estranha as colocações, mas como não entendo inglês pra comparar, fiquei com receio de a tradução estar errada.

      Excluir
  4. Infelizmente não tenho esse canal, mas vi várias pessoas comentando sobre a série no Twitter.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  5. Oi Pedrita eu estou assistindo a série e ainda não vi o último episódio. Vou correr e ligar a TV agora mesmo.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir

Cultura é vida!