terça-feira, 20 de abril de 2021

A Quiet Passion

Assisti A Quiet Passion (2016) de Terence Davies no Arte 1. Eu vi que era um filme de época e coloquei pra gravar. É uma coprodução entre Inglaterra, Bélgica, Estados Unidos e Canadá. Só depois que descobri que é a história da grande poeta Emily Dickinson. Que vida rica, repleta, em um microcosmo. 

O filme começa com ela estudando em um colégio de freiras e se recusando a declarar a sua fé. Os pais e irmãos vão buscá-la. Sua família era muito religiosa, unida e acolhedora. Ela viveu praticamente na casa. Apesar de sua família ser tradicional e religiosa, eles tinham senso crítico. Ela e sua irmã tinham visões bastante avançadas para a época.
Em vida Emily Dickison só publicou 11 poemas, alguns anonimamente, como era costume na época. Mulheres nem sempre apareciam e eram duramente criticadas, principalmente suas obras. Não acho que tenha mudado muito.

O filme é de uma beleza estética avassaladora. Consegue passar a vida calma, mas rica, da poeta. Apesar dela viver em família e com pouco contato externo, conseguiu ter a profundidade para transformar em versos os dilemas do existir. A frente do seu tempo, olhava as relações de modo particular. Belíssimo filme! Lindíssima fotografia! Cynthia Nixon está incrível como a Dickinson. Na primeira fase a interpretação é de Emma Bell. Alguns outros do elenco são Keith Carradine, Duncan Duff, Joanna Bacon, Jennifer Ehle, Miles Richardson
 e Jodhi May
Beijos, 
Pedrita

12 comentários:

  1. A mim parece-me um filme interessante :)
    -
    Beijo e uma excelente tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cidália, maravilhoso, ainda mais pra vc q gosta de poesia.

      Excluir
  2. Eu achando que já havia visto este filme até chegar na atriz, Cynthia Nixon, aí vi que não. Mais um pra lista.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Obrigado pelo tema maravilhoso. Infelizmente vimos no decorrer da história, muitas mulheres assinarem os seus textos como se fossem homens. Abraços carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz, exatamente. e poucas pessoas leem livros escritos por mulheres.

      Excluir
  4. Pedrita,
    Aí está um filme que eu gostaria de assistir. Vou ver se o localizo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. OI Pedrita, não conhecia o filme. Pelo seu relato fiquei com muita vontade de assistir e conhecer mais sobre a vida dela.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  6. Adoro filmes de época!
    Vai já para a wishlist ❤❤
    Essa pegada do microcosmo é absolutamente instigante quando replicamos em múltiplas possibilidades.
    E a estética visual deve ser belíssima!

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é maravilhoso. não deve ser um filme fácil de achar. sim, hj q vivemos na era da globalização. falamos com qq pessoa do planeta, é incrível ver uma vida plena em um microcosmo.

      Excluir

Cultura é vida!