sábado, 17 de abril de 2021

O Julgamento dos 7 de Chicago

Assisti O Julgamento dos 7 de Chicago (2020) de Aaron Sorkin na Netflix. Continuo vendo os filmes que concorrem ao Oscar, esse é o melhor que vi até agora. Em 1968 várias pessoas seguiram para Chicago onde aconteceria a Convenção do Partido Democrata para protestar contra a Guerra do Vietnã. Os Estados Unidos tinham intensificado o recrutamento de americanos pra guerra que muitos eram contra.

Uma série de incidentes levaram ao confronto violento da polícia nos jovens. Alguns conservadores resolveram usar uma lei local que nunca tinha sido aplicada pra punir os líderes dos grupos, mas pra isso precisariam provar que todos se organizaram em quadrilha, que se conheciam. Só que os grupos eram muito diferentes. Na época muitos eram contra um dos maiores erros do Estados Unidos, a Guerra do Vietnã, que dizimou não só muitos soldados americanos como inúmeros civis vietnamitas. 
O julgamento é absurdamente antidemocrático. Os advogados eram diferentes, porque os acusados eram diferentes. Tinham hippies, interessados em política, pacifistas e o grupo Pantera Negra. Só o negro foi preso e ele só estava palestrando em outro local. Ele era o único que entrava algemado. O advogado dele estava doente no hospital e o negro avisava o tempo todo que estava sendo julgado sem o direito constitucional de ter um advogado. A condução toda do julgamento é deplorável. No final um texto diz que o juiz tinha sido considerado por inúmeros casos o mais parcial. O desrespeito é assustador. 

O filme é muito bem realizado e conduzido. O elenco é incrível: Sacha Baron Cohen, Jeremy Strong, Yahya Abdul Mateeen II, Eddie Redmayne, John Carrol Lynch, Frank Langella, Mark Rylance, Alex Shar, John Doman, Joseph Gordon Levitt, Michael Keaton e J.C. Mackenzie. Muito importante que a história seja contada.

Beijos,
Pedrita

15 comentários:

  1. Esse filme é sensacional! Um forte concorrente ao prêmio de Melhor Filme, junto com Meu Pai. Aliás, dos filmes que concorrem a essa categoria, só esses dois são realmente bons!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. josé, quero muito ver meu pai, mas ainda não entrou no pacote que assino, só pra pagar. vou esperar. tb amei esse, já vi outros que eram mais ou menos.

      Excluir
    2. Meu Pai é a minha principal aposta. Tanto Melhor Filme quanto Melhor Ator para Anthony Hopkins.

      Excluir
  2. Acredito que seja um filme muito bom de ver.
    .
    Um feliz fim de semana
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Vi o Meu Pai e gostei. Quero ver este também. È uma ilusão da gente achar que acontecimentos arbitrários, que muitas vezes envolve autoritarismo e até fascismo são acidentais ou pontuais. Tem sido assim em todas as grandes crises e em muitas das ações políticas, sobretudo as relacionadas com política externa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exatamente, o filme é muito bem realizado. mostra que eram muito diferentes as pessoas que eram contra a guerra do vietnã, apesar da oposição querer provar que eram todos iguais.

      Excluir
  4. Bela sugestão! :)
    -
    Coisas de uma Vida
    -
    Beijo. Um excelente Domingo para todos.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. liliane, que pena, é muito bom, abre muitas vertentes. bem complexo e bem realizado.

      Excluir
  6. oi Pedrita, eu comecei a assistir, mas não gostei. Não sei, acho que eu não estava bem no dia. Como você disse que foi o que mais gostou, vou dar outra chance ao filme.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  7. Complexo e recheado de camadas.
    Você conclui a resenha de forma que perfeição define: um filme muito bem realizado e conduzido. Com um elenco incrível.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, exatamente, no começo parece q vai ser uma comédia, mas vai dando o tom da tragédia q foi o episódio e das violências no julgamento. mas mostrando todos com erros e acertos. muito interessante mesmo.

      Excluir

Cultura é vida!