segunda-feira, 12 de abril de 2021

Mank

Assisti Mank (2020) de David Fincher na Netflix. Mais um filme que concorre ao Oscar. É quase um documentário que conta como o roteirista Herman Mankiewisck interpretado por Gary Oldman escreveu o roteiro de Cidadão Kane. O filme mais parece um documentário antigo, bastante cansativo. E parece que achavam que todos conheciam aquelas pessoas e histórias, é difícil acompanhar sem recorrer sistematicamente a pesquisas. Tenho minhas dúvidas se alguém consegue entender só assistindo ao filme. 

Após um acidente de carro, esse roteirista é levado para uma casa com uma enfermeira e uma datilógrafa para escrever um roteiro para um filme do Orson Welles. Mank escreve o roteiro de Cidadão Kane, filme de grande sucesso, que critica muitos americanos. O filme ganhou Oscar de Melhor Roteiro. Mank havia assinado em contrato que abria mão dos direitos do roteiro que seria assinado por outra pessoa, mas muda de ideia. Orson Welles fica bravo. Incrível como as pessoas se acham no direito de se apropriar do trabalho intelectual dos outros. Amanda Seyfried interpreta Marion Davies, atriz e casada com um milionário William Rodolph Hearst interpretado por Charles Dance.

O filme é bastante político, já retratado em outros. Quando o mundo tinha pavor dos comunistas e cometiam verdadeiras atrocidades pra poder manter os conservadores no poder. Mank era socialista, tentava explicar a diferença, mas ninguém se interessava. O elenco é grande, alguns são: Lily Collins, Tuppence Middleton, Monika Gossmann e Tom Burke. Quero rever Cidadão Kane agora.

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Oi Pedrita, o meu marido me chamou para assistir a esse filme e eu achei que seria cansativo, apesar de a história ser interessante. Como tenho outros do Oscar para assistir, eu deixei esse para depois. Mas até estou na dúvida se verei. Acho chato ter que ficar parando para pesquisar para entender o filme.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chris, é cansativo sim, até pq é difícil de entender. e tem muito texto dando data e fato que tem q voltar pra ler de novo ou terminar de ler.

      Excluir
  2. Bom dia Pedrita, obrigado pela maravilhosa dica.

    ResponderExcluir
  3. Se é cansativo já não vou ver, lol
    .
    Boa semana. Cumprimentos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Sempre com muito boas sugestões para que aprecia bons filmes!:)
    *
    Olho convicta da graça que acolho...
    *
    Beijos, e uma excelente semana

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. liliane, exatamente, eu tive que insistir pra conseguir terminar de ver.

      Excluir
  6. Confesso que Cidadão Kane NÃO é um dos meus favoritos então um documentário sobre o roteirista/roteiro não me chama a atenção e como vc diz que é cansativo então vou passar esse 😉

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, exatamente, eu tinha muita expectativa com cidadão kane, mas é um filme sobre algo específico e sobre um tipo de jornalismo que não existe mais. achei datado. um bom filme, mas tinha mais expectativa tanto que falavam.

      Excluir

Cultura é vida!