quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Um Canto Caipira

Assisti ao documentário Um Canto Caipira (2021) da Cia Navega Jangada no Youtube. O filme foi gravado em São Luiz de Paraitinga, fala da cultura local e de Elpídio dos Santos. Gostei muito!
O músico e poeta Gilberto Leandro Cursino Barbosa falou da riqueza cultural da região. Ele disse que há tantas festas, até mesmo rurais no entorno, que dá mais que os dias do ano. Fiquei surpresa! Eu achava que a cidade histórica era pacata, quase monótona, definitivamente não conheço São Luiz de Paraitinga. Sempre quis conhecer, agora mais ainda.

O historiador João Rafael Cursino falou bastante da enchente que praticamente destruiu a cidade, o que era material da cidade, e foi a cultura que sobreviveu até a reconstrução.


 

E claro, não podiam faltar alguns familiares de Elpídio dos Santos. Elpídio era um compositor muito conhecido, acabou fazendo quase todas as trilhas dos filmes de Mazaroppi. E o documentário trouxe músicas. Os familiares cantaram a conhecida Você Vai Gostar, que eu conhecia como Casinha Branca e minha mãe amava, vivia cantando. Gilberto também tocou músicas com características regionais e atualizações contemporâneas, muito interessante.

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Deve ser um documentário muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Não conheço São Luiz de Paraitinga e já quero me esbaldar num lugar que tem mais comemorações que dias do ano
    Levo a indicação do documentário
    Casinha Branca é uma música LINDA de viver ❤

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, tb tenho vontade de conhecer a cidade. mas não sou tão festeira hahahahaha. tb amo casinha branca.

      Excluir

Cultura é vida!