segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Sem Rastros

Assisti Sem Rastros (2018) de Debra Granik na Netflix. Que filme lindo! É inspirado em uma história real retratada no livro de Peter Rock.

Pai em filha vivem em um parque. De vez em quando eles vão comprar alimentos em Portland. Até que eles são descobertos e separados. Cada um passa por perguntas de assistentes sociais. Os Estados Unidos tem um grande cuidado com crianças, com abusos em crianças, em descobrir se alguém é psicopata. Eles descobrem que a adolescente está com os estudos muito adiantados, o pai que ensinou, ela diz, e que os dois vivem com muita disciplina, harmonia e amor.

Eles conseguem uma casa em uma fazenda de pinheiros que são vendidos para o Natal. O pai tem que ajudar a preparar as árvores pra venda. Imagino o sofrimento que devia ser para esse pai que vivia na floresta ter que cortar árvores. A casa não tem uma planta. Eles dormem a primeira noite ao relento. O pai não aguenta e eles fogem para o Norte. 
Eles entram em uma floresta em Oregon, muito fria, o pai se machuca e a jovem acha uma comunidade que vive na floresta. Com conforto, em cabanas ou trailers. Incrível como essa comunidade compreende os dois quase sem diálogos, no silêncio. Eles vivem com a floresta, no meio da floresta, interagindo com ela. A menina finalmente sente pertencimento além da vida que tinha com o pai. O filme é uma aula de empatia. Me emocionei muito! As locações são lindíssimas. Os dois estão incríveis: Thomasin McKenzie e Ben Foster.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Acredito que seja um filma fascinante de ver.
    .
    Uma semana feliz … cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela dica. Um bom início de semana. Obrigado pela visita e carinho.

    ResponderExcluir
  3. Muito curioso...Uma boa sugestão!:)
    *
    Que nunca se ouse enfrentar...
    .
    Beijos. Uma excelente semana...

    ResponderExcluir
  4. Vi este filme um tempo atrás e também achei interessante. O curioso é que ele tem pontos em comum com o filme 'Capitão Fantástico'.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse filme, parece super interessante.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  6. Esse filme é de uma delicadeza e sensibilidade incríveis
    As ótimas atuações dos protagonistas tbm surpreendem
    Acho linda a analogia de alguém começando a caminhar na vida adulta e deixando seus primeiros rastros ( e a necessidade de pertencimento) com a de alguém que deseja profundamente apagar seus rastros do passado
    A jornada desse pai e filha pela floresta, quando vão para a assistência social separados, quando vão para o abrigo, a comunidade de trailers e o final foi de deixar o coração como uma uva passa

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, não é? fiquei muito impactada. sim, cada um em um momento da vida diferente. mas com uma certa sintonia. na floresta a adolescente se acha porque a vida é só um pouco diferente da que levava com o pai.

      Excluir

Cultura é vida!