sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Limite

Assisti Limite (1930) de Mário Peixoto no Canal Brasil. O que posso dizer? Finalmente! Esse é daqueles filmes que em qualquer festival de cinema, em qualquer rodinha com pessoas que amam cinema, ele pode ser comentado, então é bem chato, bem chato mesmo ficar de fora. Mas eu queria ver integralmente e com qualidade. 

Vi uma versão com a música original de Debussy, ufa. Acho um sacrilégio mudar a música original de um filme. Fico pensando se fariam isso com filmes do Bergman, Truffaut, etc. O único problema é que o sistema de gravar não gravou os segundos finais do filme. Por sorte tem no youtube uma péssima versão reduzida com má imagem, e consegui ver o finalzinho. Todas essas imagens do filme sempre vi, já que é cultuado. Sim, Limite é maravilhoso! Verdadeira obra de arte! Surpreendentemente original até para os dias de hoje. Cortes originais, montagens originais, modos diferentes de filmagens, simplesmente inacreditável!
Três pessoas estão à deriva em uma pequena embarcação, põe pequena nisso. Duas mulheres e um homem. O filme passa a mostrar essas pessoas no limite e também um pouco de suas vidas complexas. As mulheres são interpretadas por Olga Bueno e Taciana Rey. O homem que estava no barco por Raul Schnoor

Fiquei muito surpresa em saber que o Mário Peixoto participou, ele faz o homem sentado no cemitério. O filme foi gravado em Mangaratiba.

Gostei muito de ver as cidades como eram. O filme é bastante contemplativo, então deu pra ver as calçadas, as ruas de terra, casas longe uma das outras, mato em volta, algo muito raro nas grandes cidades. Diferente de muitos filmes da época, é bastante longo, 1h55. 

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Acredito que seja um filme super interessante.
    .
    Feliz fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Ora, então temos um interessante filme! :)
    *
    Os dias podem ter cor!
    *
    Beijo, e um excelente dfim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Agradeço a dica. Ainda não assisti. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, foi difícil achar pra ver. tem anos que aguardo.

      Excluir
  4. Deve ter uma fotografia sensacional!
    E manteve-se original mesmo hoje em dia onde a gente já viu de (quase) tudo.
    Uma recomendação sua como obra de arte vai para o topo da wishlist.
    Vou assistir!

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é sim, e o filme já teve algumas restaurações. mesmo assim tem um pequeno pedaço q foi perdido. mas bem curto.

      Excluir

Cultura é vida!