quarta-feira, 3 de novembro de 2021

O Físico

Assisti O Físico (2013) de Philip Stölz no Film&Arts. Estou fuçando no Now da Net Claro o que tem pra ver dentro do meu pacote e achei esse filme. Eu tinha amado o livro de Noah Gordon, mas li em outros tempos, com outras visões, então não sabia como ia reagir a essa história hoje. É um bom folhetim, com um ótimo roteiro. Só depois que vi que assisti uma versão compactada, em 2 horas, parece que a versão inicial tinha 3 horas, mas acho que deve ser muito difícil localizar a versão longa. Como Rainha Margot que vi no cinema, nunca mais achei a versão completa que traz um discurso majestoso do rei que foi tristemente reduzido.

É um novelão que poderia tranquilamente ser feito em série com algumas temporadas. Fala muito de obscurantismo, tanto no ocidente como no oriente. Um órfão criança fica fascinado pelos truques do barbeiro (Stellan Skarsgard) e pelas poucas experiências médicas. Mesmo o barbeiro não querendo ele se junta a ele. O rapaz (Tom Payne) aprende tudo o que o barbeiro tem pra ensinar e fica fascinado com um físico que cura o protetor da catarata. Tem umas questões forçadas e desnecessárias, como o rapaz sentir que a pessoa vai morrer naquele dia. Só o fato dele querer saber medicina e ser habilidoso na profissão já estava bom. 
Ele fica sabendo que há uma escola para físicos no oriente, que lá matam cristãos como ele. A viagem dura um ano, então ele vai se transformando em judeu no caminho.

O professor é interpretado por Ben Kingsley, um personagem bem caricato. Spoiler: claro que tudo se resolve a contento sempre na última hora, no último segundo, tudo dá certinho demais.
E claro também que há uma jovem (Emma Catherine Rigby) e um amor proibido.
Fiquei curiosa pra saber se na versão longa tem o encontro do protetor com o físico. O filme termina na Inglaterra de novo, o físico construiu um hospital, mas só sabemos porque uma criança conta ao protetor do físico que segue para reencontrá-lo, o que não acontece no filme. Acho que só essa parte da volta eu queria maior. O resto estava bom do jeito que ficou porque o filme mesmo em 2 horas é logo demais.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Acredito e parece-me ser um filme fascinante de assistir.
    .
    Deixando cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Parece interessante. Comecei a ver este filme na TV e acabei dormindo no começo, porque já era muito tarde, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, dá um pouco de sono mesmo. tem horas bem lentas, um pouco a mais do q eu gostaria.

      Excluir
  3. A história é muito legal e acaba compensando as falhas do filme, que realmente apela para os clichês em alguns momentos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Pedrita. Obrigado pela dica maravilhosa. Uma excelente quinta-feira.

    ResponderExcluir
  5. Faz um tempo que assisti e não lembro dos detalhes, mas infelizmente lembro que achei o filme muitooo longo e paradinho, além de que como vc diz algumas situações forçadas.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu já achei paradinho essa versão de 2hs, imagina a de 3h. bem sessão da tarde.

      Excluir
  6. Nem ouvi falar desse filme.
    Tenho assistido muita coisa mas criei o hábito de só assistir filmes a noite.
    É ruim, pq tem muitas opções e não dou conta de ver tudo que anoto.

    O Computador finalmente consertado.
    O chute que dei na CPU, soltou alguma coisa.
    Mas não precisou compra nova peça.
    Agora vou esperar me orientar na compra de um novo Notebook.

    Não conhecia Miguel Sanches Neto.
    Vi que ele escreve para Gazeta do Povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, acredita q eu tb não? o hugo viu recentemente como eu. o 007 tb viu mas não disse há quanto tempo. minha rotina é bem complexa, então vejo qd dá e em horários diferentes. e atualmente bem picadinho. eu só compro da dell na dell por telefone. faz tempo q compro deles. demora mais pra chegar, mas são muito bons, mas só comprei computador de mesa. não tenho notebook.

      Excluir

Cultura é vida!