quarta-feira, 2 de março de 2022

A Casa

Assisti A Casa (2022) na Netflix. Eu amo animação em stop motion que são trabalhosíssimos, mas eu amo os resultados. Como há bonecos, remete muito a infância, a brincadeira, as bonecas, casa de bonecas. The House é uma animação sombria, com muito humor negro. São três histórias trágicas na mesma casa. A história é do sueco Johannes Nyholm e do irlandês Enda Walsh.
 

A primeira história foi dirigida pela belga Emma de Swaef e é de cortar o coração. Interessante que esse filme está em comédia e é tudo menos comédia. Sim, tem algum humor negro, mas é profundamente dramática. A família é feliz, vive em uma casa confortável e singela. Quando parentes menosprezam a vida simples, o pai passa a beber e aceita ir para a casa enorme que permeia o filme. A filha cuidando da irmã bebê é de cortar o coração.
A segunda, dirigida por Niki Lindroth von Bahr, é bem mais sombria, desconfortável mesmo. Não conseguimos ter empatia pelo protagonista. Ele quer deixar a casa impecável para vender, ganhar dinheiro e ressarcir o investimento. Os absurdos que acontecem com ele e com a casa beiram o insuportável.

A terceira é dirigida por Paloma Baeza e eu me identifiquei muito com a protagonista que é uma gata muito linda. A casa está no meio da água, sobrevivendo bravamente. A jovem quer conseguir hóspedes pagantes, ela tem dois que não tem como pagar, por isso ela em um projeto de deixar a casa linda, arrumar o encanamento que só trás água marrom, ter eletricidade e embelezar a casa. Assim ela vai atrair hóspedes que paguem e poder seguir com o negócio. Ela tem uma dificuldade enorme de entender que naquele contexto, não há o que ela faça que as coisas vão melhorar. Me emocionei demais com essa história.
Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Parece interessante. Mas nesse momento estou evitando drama e humor negro (tem havido demais na vida real, rsrs).

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho. Sou doido para conhecer o Mercadão de São Paulo. Vi uma matéria e fiquei assustado.

    ResponderExcluir
  3. Essa animação parece bem interessante.

    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  4. Ah, gosto muito de stop motion também! Acho de uma criatividade incrível! Fiquei curiosa para assistir a este também!

    A listinha aqui só está crescendo!

    ResponderExcluir
  5. Tbm amo animação stop motion
    Fiquei curiosa com esse três em um
    Deve ser emocionante e prender atenção do início ao fim ❤

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, vc vai gostar. o segundo é muito, mas muito desconfortável. muito bom todos os 3.

      Excluir

Cultura é vida!