terça-feira, 1 de março de 2022

Mães Paralelas

Assisti Mães Paralelas (2021) de Pedro Almodóvar na Netflix. Eu soube desse filme quando esse pôster virou um embate nas redes sociais. Pelas varreduras automáticas virtuais não é permitido mamilos. Esse pôster vivia sendo banido. E em defesa a esse grande diretor esse cartaz foi pipocando nas contas.

Eu adoro esse diretor, a Penelópe Cruz e amei o filme. Sempre complexos, a trama vai se desvendando e nos incomodando. 
Duas mães solos estão em trabalho de parto, a outra atriz, também ótima, é interpretada por Milena Smit. Elas prometem continuar em contato. A personagem da Penélope está prestes a fazer 40 anos e a outra é menor de idade. Ainda no elenco estão: Rossy de Palma, Aitana Sanchéz-Gijon, Alice Davies e Julieta Serrano.

Uma trama dá o início e o final do filme. A personagem da Penélope Cruz é fotógrafa e faz um trabalho para um arqueólogo (Israel Elejalde). Ela o contrata para fazer uma escavação em um fosso onde homens teriam sido mortos pelos fascistas. Muitos integrantes da família de um povoado estão lá e eles querem dar um enterro dign oa eles. As cenas finais são muito impactantes que terminam no belo texto de Eduardo Galeano: “Não existe história muda. Por mais que a queimem, por mais que a quebrem, por mais que mintam, a história humana se recusa a ficar calada".

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Não sabia da história do poster (e sempre me surpreendo com a sensualização/erotização da ação de amamentar, peito de mãe cheio de leite e etc. rsrs). Mas vi o filme e gostei. A estória das duas mulheres é mais novelesca. A menção à ditadura de Franco enriquece o filme, a meu ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, as redes sociais criam softwares pra localizar nudes. mamilos são os mais fáceis de ser localizados. então vira um transtorno realmente já que é algo automático. eu gostei muito da trama das mulheres. mesmo q novelesca, acaba falando de ética. a protagonista busca os mortos da família para dar enterro digno, mas esconde a filha da outra que enterrou uma filha que não era sua. gosto desses questionamentos.

      Excluir
    2. Concordo com você. Quando falei em novelesco me referia ao fato de que o assunto 'troca de bebês ou roubos de bebês" já passou há muito tempo da vida real para a ficção (especialmente para as novelas). Quanto ao fato de uma das mães ter meio que se apossado da filha da outra, eu relevei um pouco, por conta das circunstâncias. Veja que a mãe que fez isso só foi averiguar o DNA da bebê devido às desconfianças do namorado dela. Ao mesmo tempo ela estava brigada com ele. Parece que estava atravessando um período problemático no trabalho. E já tinha se apegado muito à menina. São questões complexas, que algumas pessoas demoram mais para 'digerir'. A busca de desaparecidos nas ditaduras, a fim de dar a eles enterros dignos, é algo que vários povos compartilham (infelizmente).

      Excluir
    3. marly, é dolorido perceber que a mãe foi mãe. mas estava errada. e ela acaba voltando atrás. mas é uma dor profunda abrir mão de um filho que achou ser ser. e acho q o fato da filha ter morrido só piora as coisas. sem falar q ela é mais velha. enfim, muitos questionamentos. sim, e no brasil os arquivos da ditadura continuam secretos. vergonha.

      Excluir
  2. Decerto um filme muito interessante de ver
    .
    Cumprimentos cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Parece-me um filme bastante interessante!
    -
    A janela que me acolhe...

    Beijos. Uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa em ver esse filme.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. Colecionei há uns anos todos os filmes de Almodôvar que vi ham associados a um periódico que eu assinava. Li que este filme era menos bom que os anteriores que para mim são excelentes.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Pedrita!

    Gostei da indicação, me parece daqueles filmes de tirar o fôlego! srsr

    Grata pela dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Já queria assistir e agora mais ainda depois da sua resenha

    Bjs Luli

    ResponderExcluir

Cultura é vida!