quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

O Alegre Canto da Perdiz de Paulina Chiziane

Terminei de ler O Alegre Canto da Perdiz (2008) de Paulina Chiziane da Dublinense. Eu queria muito ler esse livro pelas críticas que vinha recebendo. A autora moçambicana ganhou Prêmio Camões. Que escritora! Daqueles livros que queremos que todos leiam! Foi o primeiro que peguei pra ler da última compra na Feira do Livro da USP.
 

O marcador de livros é um detalhe da obra Le Matin Clair Aux Saules de Monet.

O quadrinho de ponto cruz foi bordado por uma amiga.

Obra A Imperatriz III (2018) de Maimuna Adam

O livro é ambientado em Moçambique, no período colonial, quando há homens escravizados. Começa falando de Maria das Dores, mas conta a história das mulheres da família dela, alternando no tempo. Eu fiquei tão impactada, não parava de anotar trechos. Chiziane tem um texto poético e narrativas secas, da vida dura, de quem não teve a chance de escolha e para poder escolher, acaba destroçando tragicamente quem amam.

Obra Lembrança Fugaz de Carmen Maria Muianga

A mãe de Maria das Dores, Delfina, era de uma beleza estonteante, então sua mãe prepara a filha para ser prostituta. Com isso todos podem ter uma vida melhor, mais dinheiro e dar conforto aos pais. Mas ela se apaixona por um negro. É uma vida toda conturbada, de amor, dor. Sobre a tragédia que colônias promovem em seus viventes, tirando a paz e a vida digna. Confundindo a lógica, levando negros a atitudes insanas pra melhorar de vida, porque como Delfina diz, dignidade só aos brancos que tudo tem.

Obra de Malangatana

O livro é tão forte, me revirou tanto por dentro que eu não parava de anotar trechos. Vou trazer alguns poucos aqui, o bom mesmo é ler a obra toda.

Trechos de O Alegre Canto da Perdiz  de Paulina Chiziane:

“As pessoas gostam muito de identidades. Chegam a exigir uma certidão de nascimento para uma pessoa presente. Haverá melhor testemunha do que a presença para confirmar que nasceu”?

“Lembra-se de tudo, da terra e do mundo. Onde a cultura dita normas entre homens e mulheres. Onde o dinheiro vale mais que a vida. Onde o mulato vale mais que o negro e o branco vale mais que todos eles. Onde a cor e o sexo determinam o estatuto de um ser humano. Onde o amor é uma abstração poética e a vida se tece com malhas de ódio”.

]
Beijos,
Pedrita

17 comentários:

  1. Este parece ser do tipo que eu gosto. Já estou anotando o nome.

    Beijo

    (ah, o seu cisne parece um pouco com um pequeno que eu também já mostrei, numa mesa posta, no fim do ano passado)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu queria q todo mundo lesse, acho q vai amar. é tão profundo e lindo. texto maravilhoso! sim, minha mãe queria muito esse cisne, compramos.

      Excluir
  2. Lembro-me de ouvir falar dela quando do prémio, mas nunca li nada dela, é um prémio pelo conjunto da obra, mas esta pode mesmo ser representativa da escritora. Fiquei curioso, verei se existe na biblioteca cá da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui no brasil fecharam muitas bibliotecas e em geral elas só tem livros antigos. difícil achar livros recentes.

      Excluir
  3. Acredito que seja mesmo um livro super interessante de ler
    .
    Um dia feliz … saudações cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo "Direitos máximos Deveres mínimos".

    ResponderExcluir
  5. Que lindas as suas fotos ❤❤

    Não conhecia o livro.
    Deve ser uma leitura impactante e ao mesmo tempo hipnotizante.
    Daquelas que a gente não para até terminar e quando acaba sente falta dos personagens com os quais fizemos amizade durante a leitura.
    Levo já a indicação.

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, que bom que gostou das pinturas, achei poucos pintores de moçambique, devem ter mais, mas localizei alguns somente e achei que esses tinham muito a ver com a obra. vc ia gostar desse livro é lindo. sim, fiquei com saudade da maria das dores.

      Excluir
  6. Lixo reciclado do edifício é coletado nas 5a feiras.
    As tampas que recolho é para outra função. Beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, entendi, eu separo as latinhas pra moça da limpeza, pq ela as vende pra aumentar sua renda.

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? Fui ao Shopping Frei Caneca e assisti Babilônia. O melhor momento do filme ocorre no diálogo franco entre Jack Conrad (Brad Pitt) e a colunista social que fala as suas verdades sobre a indústria cultural. Gosto de filmes mais longos. Esse tem mais de 3 horas. É bom. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Cultura é vida!