sexta-feira, 21 de abril de 2023

Pinóquio

Assisti Pinóquio (2022) de Guillermo Del Toro na Netflix. Como  eu queria ver essa animação, Del Toro está entre meus diretores preferidos. Eu fico sempre em estado de choque com seus filmes, quanta profundidade. E em Pinóquio não é diferente!

Pinóquio é extremamente sombrio e triste. A história original é triste, mas eu só conhecia a animação fofinha, mesmo sendo um pouco pesada. Essa é dilacerante. O pobre Gepeto perde seu filho, o boneco que fez ganha vida por uma feiticeira. Que filme triste! Quase se terror. E tem números musicais, não exagerados, não alegres, em geral muito doloridos.

Del Toro procura sempre falar da infância, da intolerância e de guerra. A animação é ambientada na Segunda Guerra Mundial, crianças sendo recrutadas, Mussolini, é profundamente indigesto e triste. É muito personagem fazendo a saudação nazista. Tanta maldade com as crianças. A cidade que hostiliza Pinóquio, é triste demais! Pinóquio ganhou inúmeros prêmios como Melhor Animação no Oscar, Bafta e Globo de Ouro.

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Bom dia e bom final de semana. Obrigado pela visita e comentário.
    Obrigado pela dica incrível.
    Luiz Gomes

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ver este trabalho também. Os contos 'infantis' sempre retrataram os aspectos sombrios das relações e da alma humana. Para perceber isso é só prestar a devida atenção a eles.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, os contos infantis falam muito da vida. mas del toro carregou bem na mão. mas é lindo demais.

      Excluir
  3. Assisti o Documentário de como o filme estava sendo feito. Agora vou ver o filme. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, vou querer ver o documentário. vc vai amar. é lindo.

      Excluir
  4. Já fi o filme, não sei se o mesmo :)
    Estou de volta, embora devagar, para as visitas.
    .
    Vou Vivendo...
    .
    Beijos, e um bom fim de semana.
    Obrigada pelo carinho...

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Sobre Virginia Woolf: Claudia Abreu protagoniza uma peça sobre a escritora inglesa aqui em São Paulo. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Minha nossa será que consigo assistir de boa???
    Porque tenho estado muito sensível e se ele transmite essa tristeza sombria vou chorar até não poder mais 😢😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, exato, chorei muito. é bem pesado. precisa pensar mesmo.

      Excluir

Cultura é vida!