segunda-feira, 8 de maio de 2023

Amadeo

Assisti Amadeo de Côme de Bellescize no Tucarena. Queria muito ver esse espetáculo mas sabia que não seria fácil. É sobre um jovem que sofre um acidente de carro e fica em coma, inspirado em uma história real. Que espetáculo impressionante! Ficará impregnado na minha pele por muito tempo. Absolutamente inacreditável!

Não só pelo roteiro, mas também pela estrutura da peça, Nelson Baskerville, um dos grandes diretores de teatro do momento, criou um espetáculo ágil, até angustiante, tal a velocidade dos atores em cena que devem ficar exaustos. Tudo anda, gira, a maca, as cadeiras, sejam as de game ou as outras, em uma impactante cenografia de Marisa Bentivegna. Vários atores fazem vários personagens. São fixos a mãe, o filho e uma personagem que permite muitas interpretações. Todos atores estão inacreditáveis. Chris Couto é a mãe controladora, como sofre, coitada. 
Foto de Ronaldo Gutierrez

Thales Cabral é o filho e Claudia Missura o Clóvis, que pode ter qualquer interpretação, pode ser um amigo imaginário, um alter-ego, um ser divino, uma ilusão, o inconsciente. Como o protagonista fica em coma muito tempo e só se comunica com o indicador escrevendo ao computador, os diálogos só acontecem com Clóvis, provocador, incômodo e delirante, ele expressa toda a angustia do aprisionado jovem a sua condição. É o Clóvis um dos que mais tem incansáveis ações corporais, eu ficava exausta só de olhar. Esses desenhos feitos no chão, videomapping, são realizados pelos talentosos André Grynwask e Pri Argoud, somadas a instigante iluminação de Wagner Freire.
Foto de Gal Opido
Os outros personagens se alteram. Os atores fazem vários personagens em uma genialidade inacreditável. São poucos detalhes que transformam um bombeiro em um médico, uma amiga em uma jornalista e parece que temos outro ator no palco, quanta genialidade, que espetáculo. Os figurinos nada convencionais são de Marichilene Artisevskis. Cesar Mello faz o bombeiro, o médico. Thomas Huszcar o amigo e o insuportável administrador financeiro do hospital.
Foto de Ronaldo Gutierrez
Foi Janaína Suaudeau que quis trazer o texto ao Brasil e é responsável pela tradução junto com Clara Carvalho. Ela faz a namorada do rapaz, a jornalista e uma profissional de saúde. Queria que todos vissem Amadeo, mas já aviso que não é um espetáculo fácil, é profundamente catártico. Amadeo está em fim de temporada infelizmente, fica até 28 de maio.
Foto de Ronaldo Gutierrez

Aqui tem outras postagens com trabalhos de Nelson Baskerville

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. É sempre maravilhoso quando entramos para ver um espetáculo agradadas e saímos a sorrir de felicidade por ter gostado do que vimos.
    *
    Beijo, Paz e Amor
    *
    Arder em Erótica Chama
    */*

    ResponderExcluir
  2. Puxa deve ser mesmo incrível as camadas e reflexões, mas eu com certeza iria desidratar de tanto chorar 😢

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que gostou do espetáculo.
    .
    Um dia feliz ... abraço.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. É tão bom quando a gente assiste a uma obra realmente instigante, valiosa e criativa! Já fiquei torcendo para que venha para Brasília!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, é muito bom. espero mesmo que a montagem viaje.

      Excluir
  5. Nunca tinha ouvido falar, Pedrita. Parece boa.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!