domingo, 21 de janeiro de 2024

Meu Nome é Gal

Assisti Meu Nome é Gal (2023) de Dandara Ferreira e Lô Politi no TelecinePlay. Como queria ver esse filme, tentei inclusive ir ver nos cinemas. Sophie Charlote é Gal.

O filme conta o momento que Gal, ainda Maria da Graça, vem de Salvador pra São Paulo, no início dos anos 60. Ela vai viver em uma pensão onde conhece Caetano Veloso (Rodrigo Lelis), Gilberto Gil (Dan Veloso). Dedé Gadelha (Camila Márdila) que apresentou Caetano pra Gal.

Foi o empresário Guilherme Araújo (Luis Lobianco) que disse que não dava pra ser Maria da Graça. Como Gal era chamada assim na Bahia pelos amigos, ficou Gal com o sobrenome de sua mãe, Costa. 

Quando começaram a falar do filme eu fui no Spotify ver as músicas que já tinha em minhas playlists e descobri esse LP que ela fez com o Caetano, é uma preciosidade. É um LP bastante intimista. A música que é uma marca da Gal, Baby, Caetano fez pra Maria Bethânea (Dandara Ferreira) que não quis. Gal estava animada com o filme, só tinha visto algumas imagens, ajudado a escolher alguns objetos, mas infelizmente não viu o filme pronto.
O filme termina com o show Fa-Tal em 1971. O período que o filme retrata Gal Costa eu desconhecia por completo. Gal Costa foi uma das cantoras da minha adolescência e eu conhecia aquela Gal intensa, polêmica, forte, foi interessante ver como ela era tímida, reservada e silenciosa. Apesar que de uns anos pra cá vi umas entrevistas e ela é muito reservada na vida pessoal. Sempre só quis falar de música, mesmo que as músicas que interpretasse fossem contundentes e cheias de significado. Muitas das músicas do filme eu desconhecia, como disse, a Gal que conheci não era essa. É um belo filme! Não paro de ouvir as músicas.



Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Amo Gal Costa e os tropicalistas. E a música Baby tem um lugarzinho especial em minha alma. Ela era muito afinada, com um tom de voz personalíssimo, enfim, foi uma artista extraordinária.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, tb amo, não conhecia esse momento mais reservado dela. sim, baby tem marcou minha adolescência. sim, uma voz inacreditável. o filme é lindo.

      Excluir
  2. Um filme incrível sobre a Gal ela foi uma cantora maravilhosa sua voz doce encantou muitos bjs.

    ResponderExcluir
  3. Gostava muito das músicas dela. A voz linda.
    Depois, perdi de vista. Sophie Charlote é linda e talentosa. Bj,

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Assisti no cinema. Filme beeeem fraquinho. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, eu gostei muito, é muito bom. e um período da vida da gal q eu desconhecia por completo.

      Excluir
  5. Eu já queria muito assistir e depois dessa resenha sensacional vou passar na frente dos outros.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!