sexta-feira, 10 de maio de 2024

Invisível

Assisti a peça Invisível de Moisés Bittencourt no Teatro Itália Bandeirantes. A direção é de Fernando Gomes. Eu quis ver esse espetáculo quando estreou em janeiro, outro teatro. Gosto muito do trabalho do João Côrtes. A peça fala sobre violência em relacionamentos!

É um monólogo. Começa com o protagonista em uma discussão. Ele passa então a contar sua história. Um amor de violência. Ele conta que viu muito a mãe apanhar, e não entendia porque ela não denunciava. E que agora vivia a mesma dor. Ele fala que no começo tudo era lindo, que a paixão foi muito intensa. Que eles tinham muita identificação. Infelizmente abusadores costumam ser "parecidos" com suas futuras vítimas. Eles passam a viver juntos e o inferno se estabelece. Humilhações, desqualificações, ciúmes excessivo, afastamento das outras pessoas, até chegar nas violências constantes.  

Fotos de Vitor Augusto
 
Peça corajosa, linda entrega de João Côrtes, tema urgente! Invisível fica em cartaz até 6 de junho.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. O tema é mesmo urgente. E a questão curiosa é que pessoas abusadas - até que se conscientizem e superem - ficam como que presas num círculo sem fim de abusos. Elas podem até mudar de parceiros, mas a coisa se repete.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exato, é muito difícil sair das relações abusivas principalmente pq há momentos bons. muitas vezes o abusador manipula, pede desculpas, trata bem, então consegue o perdão até a próxima violência. a peça trabalha bem o tema. e sim, há uma identificação aprendida na infância que amor é dor, então se engancha em outro semelhante depois.

      Excluir
  2. Boa tarde e um excelente sábado. Espero que você tenha gostado, das matérias da Gruta do Maquiné. Nossa, tema forte e atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz, adorei as postagens da maquiné, foi bom recordar.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Eu adoro o Teatro Itália agora Bandeirantes. Agradeço a dica. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, é a primeira vez que foi desde que é bandeirantes. vc ia gostar da peça.

      Excluir
  4. Temática e discussões necessárias.
    A violência nos relacionamentos está cada vez mais inserida na vida das pessoas.
    Tb sou fã do João Côrtes ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, acho que sempre esteve, mas agora se fala sobre ela. antes o silêncio matava as mulheres. e ninguém metia a colher. que bom que mudou.

      Excluir

Cultura é vida!