segunda-feira, 26 de maio de 2008

Maria Antonieta

Assisti Maria Antonieta (2006) de Sofia Coppola na HBO. Uma co-produção entre França, Japão e Estados Unidos. O filme é baseado na biografia de Antonia Fraser que é possível encontrar traduzido no Brasil, fiquei com vontade de ler. Eu adoro essa diretora e quis ver nos cinemas, mas não consegui. É maravilhoso mas pelos trailers que vi tinha uma idéia bem diferente, até mesmo pelas críticas negativas que li. Tinha a impressão que era um filme sobre uma amalucada rainha e vi uma mulher forte e determinada.

No início Maria Antonieta é uma adolescente austríaca e aceita com bastante resignição e curiosidade o casamento arranjado com o príncipe da França. Ela tem apenas 15 anos e tem que entre as fronteiras deixar tudo o que é austríaco e vai para uma corte exagerada em luxos, cerimoniais e fofocas. A corte a trata mal já que há a rivalidade dela ser uma estrangeira e ter outros costumes. O pior mesmo que ela sofreu foi o fato do príncipe não cumprir suas funções matrimoniais e ela virar chacota da sociedade. E diante de todo esse sofrimento ela ainda recebe cartas recriminatórias da mãe. O filme mostra muito o quanto a sociedade sempre culpou a mulher de tudo até mesmo do desinteresse do marido por ela. Todos culpavam a mulher de ser fria, quando o marido só sabia caçar e fugir literalmente do contato com sua esposa.

O que achei mais interessante é que parecia que ela não odiava o seu destino. Parecia se incomodar com os excessos da corte, mas aceitava de uma certa forma todos os cerimoniais. E também parecia gostar do marido. Não uma paixão arrebatadora, mas parecia ter um carinho por ele. E depois que o casamento se consuma, anos depois, eles acabam tendo três filhos. Eles sofrem muito com a morte de um deles e ela parece ser sempre uma mãe carinhosa e zelosa. Me surpreendi também ela não querer partir após a Queda da Bastilha e ficar ao lado do marido. Ambos foram quilhotinados, mas o filme só mostra eles sendo levados na carruagem pelos revolucionários.
Kirsten Dunst está maravilhosa! O príncipe também interpretado por Jason Schwartzman. Alguns outros do elenco são: Judy Davis, Rip Torn, Rose Byrne, Asia Argento e Steve Coogan.
A direção de arte de Anne Seibel é impecável. Os figurinos de Milena Canonero são impecáveis. Gostei muito também da trilha sonora de Jean-Benoît Dunckel e Nicolas Godin, inclusive o CD do filme é duplo. Maria Antonieta é um filme belíssimo, muito bem dirigido, esteticamente impecável, muito tem adaptado. Gostei demais!
Maria Antonieta ganhou o Oscar de Melhor Figurino.

Música do post e do filme: New Order - Ceremony


Trailer: Marie Antoinette

Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. Adoro este filme, � maravilhoso! Eu tive a sorte de v�-lo no cinema. Eu adorei a trilha sonora moderna. Ficou muito bom mesmo! Adorei a cena da festa em que ela vai escondida! Maravilhosa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedrita.

    Eu também não consegui assistir no cinema. Vou tentar pegar o DVD.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos parabéns!

    Em geral não gosto da Kirsten Dunst, mas ouvi mesmo dizer que ela está excelente nesse filme! Quero ver se ainda assisto, tanto pelo período que mostra quanto pela reconstituição de época - que, pelas fotos, parece ser perfeita.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tivemos a oportunidade de ver este filme, mas sabemos que as opiniões se dividiram em todo o mundo. E em França foi o "caos".
    beijinhos
    paula e rui lima

    ResponderExcluir
  5. realmente marion, é maravilhoso mesmo! tb adorei a trilha que mistura músicas modernas e antigas. e é divertida a festa que ela vai "escondida".

    elvira, vc vai amar!

    josé luiz, esse filme é maravilhoso, vc vai gostar.

    rui e paula, vcs vão gostar. essa diretora é excelente!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!