sábado, 7 de junho de 2008

O Fio Brasileiro

Assisti ao documentário O Fio Brasileiro de Marilia Cioni no Memorial da América Latina. A diretora é ítalo-brasileiro e desejou contar no documentário a participação dos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial quando lutaram na Itália e conquistaram Monte Castelo. Foi a estréia no Brasil e assistiram também alguns pracinhas. Conhecia esse fato dos livros de história, mas é muito diferente ouvir depoimentos, ver imagens antigas sobre esses fatos. Além de falar da tristeza da guerra e das dificuldades o documentário buscou mostrar a interação dos brasileiros com os italianos. Foram entrevistados brasileiros e italianos que conviveram naquele período na região.


Algumas italianas entrevistadas contaram a dificuldade que viviam, eram mendigas pelas circunstâncias da guerra e que os brasileiros sempre dividiam o que comiam com os moradores das regiões que passavam. Também elas contavam que foi a primeira vez que viram um homem negro. Uma delas era uma criança de dez anos e ficou com muito medo do negro. Todos falavam da alegria dos brasileiros, das músicas. O documentário é bem emocionante. Gostei muito da edição também, ágil e impecável. Apesar de ser uma história triste conseguiu mostrar momentos de ternura. Gostei muito do documentário!
Música do post: Ennio Morricone - Amore Per Amore

Get this widget Track details eSnips Social DNA

Beijos, Pedrita

5 comentários:

  1. Não conheço "O fio brasileior", minha cara. Ficarei atento. Suas andanças cinematográficas continuam marcando o seu blogue. O que é bom. Muito bom. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. A questão dos "pracinhas" eu nunca vi ser tratada com tanta ênfase. Acho que vou dar uma conferida nesse documentário...
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedrita!
    Adoro documentários. Realmente ver e ouvir os depoimentos de quem viveu em determinada época, tem muito mais impacto do que ler nos livros de história. Vou aguardar a possível estréia por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Sobre a novela Caminhos do Coração: é surpreendente o sucesso da novela e ter dado certo o novo horário.... A Record mostra que veio para a guerra mesmo...Vamos ver o que acontece nas próximas semanas.. Bjs, Fabio

    ResponderExcluir
  5. moacy, obrigada

    camila, concordo

    fabio, eu acho que caminhos do coração é visto esporadicamente pelo público. comigo é assim.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!