terça-feira, 2 de março de 2010

Sala de Cinema

Assisti ao programa Sala de Cinema na SESCTV com Lauro Escorel. Eu adoro esse diretor de fotografia, sou fã da fotografia dos filmes em que ele dirige e fiquei encantada que ele era o entrevistado desse programa que descobri recentemente. Já tinha visto trechos de outras entrevistas com outras personalidades do cinema. Gostei de saber um dos motivos que fazem Lauro Escorel ser genial, ele gosta de começar a trabalhar bem antes das filmagens, ter longas conversas e pensar na fotografia para aquele filme. É por isso que sempre que vejo os filmes com a direção de fotografia de Lauro Escorel, descubro cada mundo novo. É o roteiro, a ideia, que faz ele decidir as cores do filme.

Lauro Escorel então falou dos filmes e o Sala de Cinema ilustrou várias conversas com cenas de filmes. Falou que Eu Sei Que Vou Te Amar do Arnaldo Jabor teve uma iluminação romântica e que o espaço precisava estar todo pronto para que os atores tivessem plena liberdade de locomoção. Que Eles Não Usam Black Tie, que ainda não vi, o lugar era determinante para mostrar como aquelas pessoas eram pobres e que o Lauro Escorel acha hoje aqueles cenários muito limpos diferentes da estética mais realista dos dias de hoje. Arnaldo Jabor apareceu para comentar sobre Lauro Escorel e outros entrevistados no formato gravado.

Já não é de hoje que penso sobre uma polêmica recente de dizerem que a tv a cabo só passa programação estrangeira. Não há problema em alguém só gostar de ver sempre os mesmos canais e os mesmos programas. O problema é essa pessoa declarar publicamente que há poucos produtos brasileiros na tv a cabo. Para alguém declarar algo sobre emissoras é preciso ficar um tempo pesquisando canais e programas. Eu vejo inúmeros canais e programas feitos no Brasil, concordo que ainda são poucos, mas a tv a cabo é muito recente no Brasil. Gosto demais dos programas e da programação que passam nos canais GloboNews, Brasil, Futura, GNT, Multishow e eu mesma acho que exploro pouco as possibilidades. Não sei se o canal SESCTV pode ser visto na tv aberta, mas é outro canal com programas incríveis. É bem recente, mas muitas produtoras hoje tem criado programas, captado patrocínios e apresentado para canais a cabo e conseguindo entrar na programação, com isso temos uma programação rica, diversificada e muito interessante. Ainda há muita dificuldade de vender programas de produtoras, de captar patrocínio e de investimento, é um caminho novo. Algumas emissoras investem em programas ousados, alguns até demais. No segmento infantil temos bons produtos, mas não tão sequenciais como os desenhos estrangeiros, temos poucos produtos e mais pontuais, engatinhamos ainda nesse segmento e não conseguimos concorrer. Mas já vi excelentes curtas no Canal Brasil, com desenhos geniais e muito premiados. Aqui mesmo no blog, nesses 8 anos, já falei de vários programas que gosto. Alguns estão na tag televisão.

Youtube: TEASER JOAO MIGUEL

From Mata Hari e 007

e
From Mata Hari e 007
Beijos,
Pedrita

4 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Ganhei o DVD 0007 - Quantum of Solace... Devo assistir nos próximos dias! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Cara Pedrita
    O trabalho dos direores de fotografia é fundamental para o sucesso de um filme. A magia do cinema passa dedididamente por eles.
    Quanto à programação dos canais por cabo, em Portugal à primeira vista parece que o cinema português está ausente, mas se procurarmos na programação, acabamos sempre por o descobrir, parece pelo que lemos, que no Brasil sucede o mesmo.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedrita, Eles não usam black tie tb não era peça de teatro? Adoro os texto do arnaldo, ele é um critico de prima categoria.
    Vc ja assitiu A deriva, um filme brasileiro muito bom, com a debora block.
    Infelizmnete não tenho tv a cabo, mais qd tinha gostava mesmo das series, pena o brasil não ser um bom produtor delas, não em falta de qualidade mais em pouca quantidade
    abraços

    ResponderExcluir
  4. fabio, eu vi na tv a cabo, mas ainda não fiz o post.

    paula e rui, nós temos o canal brasil que passa filmes brasileiros diariamente. inclusive muitos making of. além do horário das 22 passam filmes em outros horários.

    gammelo, o filme eles não usam black tie é baseado no texto da peça do gianfrancesco guarnieri que é o protagonista do filme.
    o brasil faz novelas q são produtos comerciais muito similares dos seriados. portanto na mesma qualidade e quantidade q os seriados americanos.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!