A prima, loira de olhos claros, não tem dote algum, nenhuma propriedade. Em compensação a mulata perde o pai que a deixa com uma grande fortuna. As duas interpretam Dido Elizabeth Belle e Lady Elizabeth Murray. Um parente por ter convivido com ela se considera pai dela e ela o chama de pai. Ele é juiz e em breve liderará um tribunal em relação a um navio negreiro que assassinou vários negros alegando que morreram por falta de água.
Sua filha acaba conhecendo um filho de um reverendo que lidera a pressão para que o juiz assuma os assassinatos, contra os interesses dos comerciantes e forçando a Inglaterra a abolir a escravatura. É esse julgamento que interfere e pressiona a Inglaterra a finalmente abolir a escravatura. E essa mulata e o filho desse reverendo são os mais influentes para mudar o veredito do juiz. Além dessa questão o filme aborda muito a condição da mulher negra na sociedade. Ela consegue um pretendente que não a respeita, mas que deseja o dinheiro da família dela. Fico imaginando os abusos que ela sofreria depois de casada caso seguisse em frente com a corte desse homem e dessa família nobre. A diretora é negra. Belle é um filme profundo. O filme é baseado no livro da negra Misan Sagay.
Retrato de Dido Elizabeth Belle e Lady Elizabeth Murray (1779) de Johann Zoffany
Belle é interpretada brilhantemente por Gugu Mbatha-Raw que ganhou vários prêmios por sua atuação nesse filme. Elizabeth por Sarah Gadon. Os pretendentes por James Norton, Tom Felton e Sam Reid. Vários atores que adoro completam o elenco: Miranda Richardson, Emily Watson e Tom Wilkinson. A direção de arte é primorosa. Adoro filmes de época e são impecáveis as cenas, os lugares, as ruas.
Beijos,
Pedrita
Interessante esse filme. Vou procurar!
ResponderExcluirbjus
marcelo, vc vai gostar.
ExcluirOi, Pedrita, vim retribuir tuas visitas e comentários nos meus posts da Estante!
ResponderExcluirTe confesso que nunca tinha ouvido falar desse filme, mas muito me interessou. Não é comum ter histórias dessa época com uma mulata rica - e sem que ninguém tente tirar os direitos dela de herança ou algo do tipo. Interessante mesmo! Vou procurar!
Ah, assista Hair, é fantástico!
Beijos e obrigada pela dica de filme, adorei!
ana, tb nunca tinha ouvido falar nesse filme. e eu me surpreendi pelo mesmo q vc, uma mulata rica que a família não usurpa a herança nem a coloca na cozinha.
ExcluirTambém não conhecia. Já me interessei.
ResponderExcluirbruxa, vc vai gostar.
ExcluirMaravilhoso boa dica Bj Lisette.
ResponderExcluirlisette, maravilhoso mesmo.
ExcluirTem final feliz?
ResponderExcluirNão estou aguentando ver coisa ruim nas telas de cinema ...
sim, tem sim.
ExcluirJá ouvi falar desse filme, por causa dessa pintura. Estava procurando o nome, mas não lembrava. Obrigada pela dica =)
ResponderExcluirBeijos, Pri
vintage.blogspot.com
pri, que bacana, não conhecia a pintura. vc vai gostar.
Excluirah, vc viu, que bbacana. o post da pri sobre esse filme está nesse link http://vintagepri.blogspot.com/2015/08/dica-de-filme-belle-2013.html#.VeDCJ_lViko
Excluir