segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

A Mula

Assisti A Mula (2018) de Clint Eastwood na HBO Go. Eu queria muito ver esse filme. Depois a Liliane do Paulamar comentou no blog dela. Eu esperei o filme entrar em cartaz no canal que eu tenho incluído no meu pacote. É um bom filme. Clint Eastwood tem feito filmes diferentes, que abordam temas pouco convencionais. Esse é baseado em um artigo sobre um homem de 90 anos que se torna Mula. Passa a levar drogas a longa distância.

O protagonista trabalhava com flores, participava daqueles eventos chatos de concorrência de flores, ganhava a maioria. Aqueles eventos com bailes cafonas. Com a internet, ele perde clientes e é despejado do sítio que cultivava as flores.

O personagem tinha uma vida conturbada com a família. Ele se afastou de todos e passou a viver só para o cultivo de flores e dos eventos pelo país. Abandonou a família. No filme, ele vai com sua caminhonete caindo aos pedaços no noivado da neta, era a única que tinha um pouco de contato com ele. 

Um homem da festa dá um cartão e fala pra ele ligar para o número do cartão caso precise de trabalho. Ele resiste mas procura o trabalho. Era pra levar drogas em longas distâncias. Como ele era um motorista exemplar, sem nenhuma multa, idoso, acaba sendo muito bem sucedido e passa a levar cada vez mais drogas. O dinheiro farto o conquista. Ele consegue comprar uma caminhonete chiquérrima, reaver o sítio, reformar o clube que fazia os bailes e os eventos das flores. O filme começou a me dar uma agonia enorme, eu ficava o tempo todo pensando que ele poderia ser pego.

Dentro dessa trama o filme aborda muitas questões. Boa parte das pessoas que estão no crime são imigrantes. Quando dois criminosos passam a seguir A Mula, eles que são revistados, porque "eles tem cara de suspeitos". Além de ser idoso, o protagonista era branco. Quando o policial vai procurar uma caminhonete preta no percurso, nem suspeita daquele idoso. No Brasil já usam muito idosos para crimes, grávidas também, porque atraem menos olhares. Embora agora já são alvos de blitz, em aeroportos, já que a prática de contratá-los tem sido grande. Os imigrantes são interpretados por Victor Razuk, Cesar de Leon, Patrick le Reyes, Noel Gugliemi, Roberto LaSardo e Gustavo Munoz. O chefe do tráfico é interpretado por Andy Garcia.
O filme também fala muito de perdão, família, envelhecimento, legalidade e informalidade. A própria filha do Clint, Alison Eastwood, faz a filha do personagem. A família do personagem é interpretada por Dianne West, Taissa Farmiga e Austin Freeman. Os policiais são interpretados por Bradley Cooper, Michael Peña e Laurence Fishburne.



Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Já vi esse filme.
    Nem sei se comentei por aqui.
    E gostei.
    A estória é até triste pq imaginar um homem nessa idade precisar participar de um trabalho sujo.
    O bom foi vê-lo ativo, lúcido num papel trabalhoso.
    As locações são bonitas.
    Viva Clint!
    Bradley Cooper lindo como sempre.

    Vou continuar "infeliz" ainda por muito tempo, por não usar saltos.
    Não precisa entender porque gostamos de saltos (eu, outras mulheres e os homens). Basta respeitar.
    E como não tenho (mais) coragem de "subir" nos meus saltos, resolvi doar.
    Sei também (triste, né?) que não haverá volta.
    Os joelhos podres, continuarão podres.
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, coloquei a sua postagem com link nesse post. não sei se ele precisa participar. acho q participa, gosta, e segue em frente. verdade, papel difícil, gravações demoradas. pra sofrer menos tente se livrar das convenções. tb não sou habilidosa.

      Excluir
  2. Pedrita, demoro demais a fazer qualquer trabalho manual.
    Não me sinto habilidosa.
    Mas eu insisto (risos).
    E gosto de presentear com coisas que faço, isso é verdade.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Dá mesmo uma agonia de pensar que ele vai ser pego rsrs ainda mais depois que ele conversa com o investigador interpretado pelo Bradley Cooper.
    Sim fica a impressão que ele deixou a família em segundo lugar pra só depois compreender e refletir sobre escolhas e atitudes.
    Estranho falar de amadurecimento em se tratando de um idoso, mas de certa forma foi o que aconteceu.
    Achei o final poético.

    Falei dele aqui ó
    http://cafecomleituranarede.blogspot.com/2019/03/a-mula.html?m=1

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrita passando para desejar à você e sua família um Feliz Natal e um Ano Novo cheinho de felicidades, amor, paz, saúde, sucesso e cultura.
      Bjs Luli
      https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

      Excluir
    2. luli, dá agonia mesmo. realmente estranho falar de amadurecimento em um idoso, mas sempre é tempo de tentar viver melhor. adorei o seu post. boas festas pra vc e sua famiília.

      Excluir
  4. Gostei bastante do filme. É muito legal ver Clint Eastwood dirigindo e interpretando o protagonista com quase noventa anos de idade.

    Um ótima Natal pra vc e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, realmente é muito bom ver a produtividade do gigante clint. boas festas pra vc e sua família tb.

      Excluir
  5. Pedrita querida, acho que embaralhou tudo na minha cabeça.
    Passou batido, vc referir que vi o filme.
    Tenho visto muito filmes, porque além da Netflix e dos canais de assinatura, tenho o PrimeVídeo.
    E só ligo a TV a noite.
    Geralmente anoto numa agenda o filme que vi e o dia que assisti.
    As vezes faço, na agenda um pequeno comentário.
    As vezes anoto o nome do filme e deixo para depois os comentários. E quando tenho tempo, escrevo um comentário.
    Vejo sempre Vídeos (no IPAD ou no celular) sobre filmes.
    Quero chegar aos 90 anos como Clint e como Mario Cravo (risos).
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, imagine. eu tb me atrapalho se já vi algum filme. alguns eu gravo fácil. outro esqueço rápido. verdade, chegar bem é muito bom.

      Excluir

Cultura é vida!