segunda-feira, 27 de abril de 2020

Guerra Fria

Assisti Guerra Fria (2018) de Pawel Pawlikowisck no TelecinePlay. Nunca tinha ouvido falar nesse filme polonês, que fotografia maravilhosa! É o final da Segunda Guerra Mundial. Os países passam a exacerbar o nacionalismo, no Brasil não foi diferente.

Dois músicos seguem para o interior da Polônia para achar camponeses músicos e expressões artísticas da cultura popular polonesa. Eles montam uma escola seleção em uma mansão e passam a  escolher os artistas e analisar as expressões locais. São muitas músicas e danças tradicionais. O músico se apaixona por uma concorrente. A parceira no trabalho alerta que a moça não é camponesa e tem um histórico complexo, ele não se importa.

Essa moça que ele se apaixona é bastante instável e faz da vida dele um inferno. Com isso o filme mostra toda a dificuldade de liberdade e de adaptação em países com culturas muito diferentes. Os selecionadores ficam muito felizes com o resultado e com o espetáculo, mas os decisores querem mais, querem que os artistas passem a fazer campanha a favor do governo cantando músicas de ordem e de exaltação ao governo.

O músico não concorda e foge. A amada não segue com ele. Os dois ficam anos em uma infinidade de idas e vindas traumáticas e desestruturadas. Os dois são lindíssimos: Joanna Kulig e Tomasz Kot

Beijos,
Pedrita

18 comentários:

  1. Uma mulher fazer da vida de um homem um inferno? Não pode ser. Isso é pura heresia, looool. Pode lá ser tal coisa, lol

    Cuide-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem me lembro se em algum momento esse blog teve comentário machista, acho que é a primeira vez.

      Excluir
  2. Boa noite tudo bem? Sou brasileiro e procuro novos seguidores para o meu blog. Eu também posso te seguir.
    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    Se você me seguir pode enviar o link para o meu blog que eu te sigo de volta.

    ResponderExcluir
  3. Mulher fazer da vida do homem um inferno? Muito possível... assim como muitos homens tornam infernal a vida de certas mulheres ... rsrs. O filme parece interessamte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, no brasil o número de feminicídio é apavorante.

      Excluir
  4. Ora muito bem. Mais um filme interessante! ;)

    -
    O que diz o meu olhar
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  5. Deve ser bem interessante esse filme.
    big beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Eu acho que esse filme teve alguma indicação ao Oscar. Acho. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, outro filme do diretor ganhou oscar de melhor filme estrangeiro. e sim, esse estava entre os indicados.

      Excluir
  7. Parece interessante.
    As toucas de banho que faço é para pós banho.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  8. Também não tinha ouvido falar.
    Fiquei curiosa com essa premissa bem diferente e bem atual nesses tempos difíceis
    Levo a indicação.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Cultura é vida!