segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Minha Avó era Palhaço!

Assisti ao documentário Minha Avó era Palhaço! (2016) de Ana Minehira e Mariana Gabriel no Canal Brasil. No Dia da Consciência Negra o canal fez uma programação especial com filmes realizados por profissionais negros e descobri essa preciosidade! Que filme! Quanta história em tão pouco tempo!

Sim, eu sabia que o circo tinha tido um papel importante no passado já que era uma das poucas atividades culturais que seguiam em lugares que ninguém ia. A questão que eu não sabia é que os circos no passado eram da elite, viviam economicamente muito, mas muito bem. Ficamos nos perguntando onde tudo se perdeu. A família da protagonista era desse circo, o primeiro circo negro do Brasil. Pelo circo, tornou-se uma família abastada.

Quando a avó da documentarista foi ser palhaço, não era mais o auge, já era uma época mais difícil, mas não tão difícil como anos seguintes e nos dias de hoje. Maria Eliza Alves dos Reis era de uma família de vários irmãos. A família vinha dessa tradição do circo. Maria Eliza cantava em dupla em rádios. Quando seu irmão que era o palhaço adoeceu, ela com muita dificuldade conseguiu convencer o seu pai em ser palhaço e criou o palhaço Xamego em homenagem a música do Luiz Gonzaga. Na época a família tinha o Circo Guarany. No documentário contam que era muito comum os circos terem teatro também entre os números. Muitas vezes, no final da temporada na cidade, apareciam cantores pra finalizar o espetáculo. Luiz Gonzaga era um deles. O neto de Luiz Gonzaga fala no documentário.

São muitos depoimentos. Vários da filha de Maria Eliza, de vários profissionais do circo. São muitas histórias. Fiquei encantada!
 
Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Bom dia. Nossa Pedrita, que interessante, confesso que nunca tinha ouvido falar nessa preciosidade,obrigada pelo post a respeito. E isso me deu ainda mais vontade de conhecer o museu do palhaço, no olido,vc conhece?um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andreia, tb nunca tinha ouvido falar. obrigada por avisar do museu do palhaço.

      Excluir
  2. Não conhecia esse documentário, fica a dica para quem gosta do universo do circo.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  3. Deve ser interessante. Acho que o circo enfraqueceu de vez quando a TV dominou os lares, mesmo os mais humildes.

    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, acho que são muitos fatores que fizeram aumentar o desinteresse em circos.

      Excluir
  4. Oi Pedrita, você traz ótimas descobertas. Eu adoro circo e lamento eles terem ficado em situação de dificuldades. Lamentável. Aliás, ultimamente a arte tem sofrido muito.
    Muito obrigada pela dica de documentário.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chris, o canal brasil q trouxe essa preciosidade escolhendo filmes de profissionais negros para exibir no dia da consciência negra.

      Excluir
  5. Não deu tempo de assistir.
    Deve ser mesmo um encanto esse rico universo do circo e todas as suas camadas e histórias por trás das histórias.
    Essa avó palhaço deve ter sido mágica!

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, que pena, é demais. fala muito do brasil e de expressões culturais.

      Excluir

Cultura é vida!