sábado, 12 de dezembro de 2020

Uma Vida Oculta

Assisti Uma Vida Oculta (2019) de Terrence Malick no Telecine Play. É um filme bastante filosófico sobre o austríaco Franz Jägerstätter na Segunda Guerra Mundial. 

A Áustria apoiava Hitler e os austríacos foram treinar para a guerra. Depois voltam para suas casas e aguardam ser convocados. No treinamento, Franz descobre que Hitler mandava matar mulheres e crianças, e que invadia terras de outras pessoas. Ele então se recusa a lutar ao lado da Alemanha e recusa o juramento de dedicação a Hitler. Se pensarmos, no início da Segunda Guerra Mundial o Brasil também ficou do lado da Alemanha, tanto que o Getúlio nem permitiu que judeus descessem de navios e os mandava para o extermínio na Alemanha. Ao menos no Brasil, os soldados só foram enviados quando o país  mudou de lado e passou a lutar para proteger os povos do massacre nazista e das invasões.
Muito religioso, ele vai preso após a recusa ao juramento, primeiro na Áustria, depois para Berlim, onde é julgado e condenado a morte. Ele acabou sendo canonizado, mas acho que a religiosidade nem é o motivo principal, ele se recusava a matar em nome de alguém, seja porque motivo fosse. O filme fala muito então da dignidade, da ética, da moral, que impede um homem em matar alguém para tomar territórios. 

O lugar é deslumbrante, as cenas no campo são de tirar o fôlego. Antes dele ser recrutado eles sofrem muitas ofensas e agressões dos moradores do lugarejo, que muito rapidamente adere ao cumprimento nazista. Pai de três filhos, é de cortar o coração o que essa esposa sofre da vizinhança. Sua irmã sempre ao seu lado. Os dois são interpretados brilhantemente por August Diehl e Valerie Pachner. A trilha sonora é igualmente belíssima!

Franz e Fani Jägerstätter.

Beijos,
Pedrita

18 comentários:

  1. Olá Pedrita
    Acho que foi um dos filmes mais tristes que assisti.
    Tinha aquela pegada da Segunda Guerra, mas nesse filme tem uma carga emocional diferenciada.
    É como se disséssemos que naquele horror todo praticado de maneira como em transe pelos nazis e alemães, algumas pessoas se recusaram a agir igual pagando um preço bastante alto e se colocando em risco
    Ética e caráter acima de tudo. O certo a se fazer em circunstâncias anormais.
    Todos tentando fazer ele mudar de ideia. Tudo o que a esposa dele passa (os amigos e até a mãe dele acham que ela é a responsável pela mudança de comportamento dele que havia sido herói na primeira ida à guerra), as crianças tão pequenas e vulneráveis, o modo como são tratados no local.
    O final de cortar o coração.
    Amei sua resenha.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, não é? e é poético, delicado. muito triste mesmo. exatamente, é diferente. tinha tempo que não via um filme tão diferente, ainda mais sobre a segunda guerra. sim, dificilmente falam sobre essas pessoas silenciosas q se recusaram a matar por motivos diversos, princípios. sim, até a igreja diz, mas são só palavras, logo a igreja que prega palavras. a força da esposa tb emociona. obrigada. sim, é de cortar o coração.

      Excluir
  2. Boa tarde minha querida amiga. Obrigado pela maravilhosa dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz, acho que vai gostar, as paisagens são deslumbrantes.

      Excluir
  3. Vi o anúncio deste filme várias vezes e já o tenho incrito na minha lista de "a assistir', primeiramente por ser do Terrence Malick, e depois pela história em si.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu separei há umas semanas pra ver. eu começo a ver e vai pro mais assistidos. mas como eu vi q era filosófico e denso adiei. mas é muito lindo, mas muito triste.

      Excluir
  4. Olá, Pedrita. Este filme parece ser muito bom. Acho que vale a pena ver, embora pareça ser bastante tenso. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que seja um filme super interessante de assistir.
    .
    Saudações poéticas

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela publicação!! :)
    --
    Nos labirintos da minha alma.
    -
    Beijo e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia. Parece bem interessante.

    ResponderExcluir
  8. Olá, querida Pedrita!
    Gosto desse tipo de filme, apesar de ser triste, porém emocionante.
    Amei sua resenha!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir

Cultura é vida!