domingo, 31 de janeiro de 2021

Luta por Justiça

Assisti Luta por Justiça (2019) de Destin Daniel Cretton na HBO Go. Eu queria ver esse filme, mas sabia que tinha que estar preparada. Fala muito de pena de morte já que um jovem advogado vai defender homens que aguardam a execução no corredor da morte. É baseado no caso real de Walter McMilliam que foi condenado sem provas com base em um depoimento de um preso branco. O advogado Bryan Stevenson que defendeu McMilliam que escreveu o livro.

Um jovem advogado Bryan Stevenson, formado pela Harvard, resolve defender condenados no corredor da morte. Chegando lá, ouvindo os presos, o advogado percebe que Walter McMilliam tinha sido preso sem provas, que tinham vários depoimentos que ele estava muito longe em uma reunião da comunidade dele, depoimentos que foram descartados já que havia um único depoimento de um preso branco. O depoimento de um preso, por ser branco, valia muito mais do que todos os depoimentos de quem estava com o McMilliam no dia e horário do crime muito longe dali. O advogado percebe que outros condenados também não tiveram a defesa adequada e que outro parecia igualmente não ter prova alguma. O caso era daqueles que levam a comoção, uma jovem branca de 18 anos foi assassinada, então a sociedade comemorou a prisão. Os defensores do Alabama fazem de tudo para desacreditar as provas que aparecem do depoimento fraudado, então o advogado leva o caso fora da cidade e consegue inocentar McMilliam. No final contam que com a liberação do McMilliam a investigação da morte da jovem voltou a ser realizada, com muito atraso, e que um homem branco, com inúmeros indícios, nunca foi preso.
O advogado até hoje luta pelos que não tem acesso a uma defesa digna, já conseguiu provar a inocência de vários condenados à morte. O número me impressionou no fim do filme que passa inclusive vários relatos históricos de inocentes presos sem provas indo diretamente ao corredor da morte. O elenco é excelente. Michael B. Jordan interpreta o advogado Bryan Stevenson. Jamie Foxx o McMilliam. Alguns outros do elenco são: O´Shea Jackson Jr., Rob Morgan, Brie Larson, Dominic Bogart, Denitra Isler, Christopher Wolfe, Michael Harding e C.J.LeBlanc.

Walter McMilliam Bryan Stevenson.

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. E uma estória triste que - infelizmente - deve ter ocorrido várias vezes no estado mencionado, famoso pelo racismo!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Não sou apologistas de estórias tristes!

    -
    Esta noite... quero que me seduzas
    .
    Beijo. Um confinado e feliz Domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cidália, não é fácil ver mesmo. eu sempre quero conhecer a história.

      Excluir
  3. Assisti esse filme no cinema e achei sensacional a atuação do Jammie Foxx que levou premiação por sua atuação e também o maravilhoso Michael B. Jordan. Filmaço.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    obs: Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, exatamente, de corroer a interpretação do jammie. sim, filmaço. mas muito triste.

      Excluir
  4. Esse filme deve ser forte, o que deve ter de injustiças...
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ana carolina, infelizmente é muito raro a justiça ser igual para todos.

      Excluir
  5. Boa tarde minha amiga, parabéns pela dica maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Pedrita! Tudo bem?
    Assisti com os nervos à flor da pele, é muito forte e mexe com o emocional da gente.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do filme, muito triste pensar que ainda hoje tanta injustiça é cometida e tantos outros casos se multiplicam.
    Gostei demais da personagem da Brie Larson. Michael B. Jordan E Jammie Foxx estavam sensacionais.
    Me emocionei com a cena em que um dos presos vai para a cadeira elétrica e todos batem as canecas nas grades, me lembrou aquelas icônicas de "à espera de um milagre" e "em nome do pai".
    Assusta os números no final do filme.
    Triste pensar que a morte do McMilliam possa estar relacionado aos traumas emocionais e psicológicos do período em que esteve preso injustamente 😢😢
    MAS CHOCADA mesmo fiquei que aquele policial racista até pouco tempo tinha sido reeleito, parece que umas 6 vezes, no cargo 😕😕
    Sua resenha nota 100000000!

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, estudos mostram que a pena de morte não diminuiu a violência, muito pelo contrário. e nós sabemos que medidas mais duras e violentas caem sempre nos mais pobres, os ricos dificilmente não assassinados na cadeira elétrica. sim, os números no final do filme são muito, mas muito assustadores. sim, e só alguns grupos acolhem depois, fica estigmatizado pra sempre. verdade, os racistas sempre querem alguém que faça o que eles querem. pavoroso.

      Excluir

Cultura é vida!