segunda-feira, 25 de março de 2024

Millennium 3: A Rainha do Castelo de Ar

Assisti Millennium 3: A Rainha do Castelo de Ar (2010) de Daniel Alfredson no Film&Arts. Terminei a trilogia e vou ficar com saudades!

Lisbeth (Noomi Rapace) e o pai são levados ao mesmo hospital. É quando começamos a entender a trama toda de perseguição nela. O pai está envolvido em uma organização criminosa que quer o abafamento a todo custo. Ela e o pai são testemunhas vivas, precisam ser eliminados. Por sorte um médico (Aksel Morrise) sensível percebe que algo está muito errado e a protege. E os jornalistas (Michael Nyqvist) passam a investigar os envolvidos pra fazer um dossiê inocentando-a. Gosto da série mostrar a importância do jornalismo investigativo e da valorização do jornalismo tão importante para os cidadãos.
A série é toda muito triste! O tempo todo eles querem provar que ela tem problemas psiquiátricos e que teria que ficar internada pra sempre. Aos 12 anos ela ficou amarrada 381 dias em uma clínica e foi abusada pelo psiquiatra. O filme não deixa muito claro o abuso, é subentendido, mas o psiquiatra consumia pornografia infantil. O grupo quer interná-la pra sempre pra eles ficarem protegidos. Tentam matá-la também. Ela consegue uma rede de apoio corajosa. Os jornalistas. A advogada (Annika Hallin) que quando vê do DVD que Lisbeth gravou do estupro do seu tutor, as violências que sofreu com um homem sadomasoquista, entende todos os horrores que ela passou desde a infância, entende que ela tem que ser protegida. Mas Lisbeth também sabe se defender, com palavras, investigações. Ela tem uma amigo hacker como ela que igualmente consegue provas. Quem deveria protegê-la, os psiquiatras, os tutores, o pai, todos são verdadeiros monstros e estupradores. Estranhamente vi um dia antes de descobrirmos monstros brasileiros que deveriam proteger os cidadãos, arquitetando homicídios. 
Os outros dessa série e da americana estão aqui.

Beijos,
Pedrita

4 comentários:

  1. Boa tarde de segunda-feira minha querida amiga Pedrita.

    ResponderExcluir
  2. Há muita coisa para se refletir nessa série, né? A pedofilia e o abuso sexual têm que ser combatidos ferozmente. As pessoa que têm propensão para essas coisas têm que ser afastadas, tratadas e -se for o caso - até mesmo passarem por castração química, em minha opinião. Não dá para se tolerar uma propensão que resulta em crime. Quanto ao jornalismo, infelizmente, há muito que foi 'sequestrado' pelas elites do mundo (para comentar só dois dos temas).

    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, a série aborda muitas questões, sem dar respostas. muito triste ver o medo de lisbeth e com razão e com precaução, mas é triste. o jornalismo é fundamental para qualquer democracia e como toda profissão tem bons e maus profissionais.

      Excluir

Cultura é vida!