terça-feira, 30 de abril de 2024

Mudança de Mo Yan

Terminei de ler Mudança (2009) de Mo Yan da Cosac Naif. Tenho amigas que recebem livros para doar, elas me passam as listas e eu escolho alguns. Esse foi um desses e eu não tinha ideia do que se tratava. Assim que comecei a postar a imagem da capa e avisar que estava lendo, vários conhecidos disseram já ter lido obras dele e adorado.

Marcador de livros magnético.

Mo Yan é um autor chinês, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. É uma belíssima edição da Cosac Naif. O livro é curtinho, com 8 capítulos, 7 sobre a história do autor. Ele conta que sugeriram que ele escrevesse sua história. Ele não escreveu. Até que a mesma pessoa disse que ele escrevesse o que viesse a cabeça. E ele escreveu então esses capítulos.


 

Obra de Wong Wai Win

Começa com o protagonista na escola, ele é expulso por uma questão banal. Por querer muito estudar, ele volte e meia entra na escola e assiste as aulas. Ele sabia que as oportunidades de trabalho seriam melhores concluindo os estudos.

Obra de Qiu Zhijie

Como isso não acontece, ele resolve entrar para o exército só que em uma unidade quase abandonada. Então ele almeja ser motorista de caminhão. Ele acaba participando de algumas seleções, estudando por conta própria e vira professor. Ele acaba conseguindo escrever para um jornal e a escrita passa a ser sua profissão. Até que consegue ser promissor e renomado na área de literatura. 

Obra de Zeng Fanzhi

O estilo dele é incrível. Econômico, conta só um viés do que vai se lembrando, e naquelas poucas palavras, vamos compreendendo sua vida. É incrível e brilhante! Que texto!
Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Nunca ouvi falar sobre esse chinês. Atualmente estou lendo a coleção Bridgerton.
    beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, tb não conhecia esse autor. desse ser incrível essa coleção q está lendo.

      Excluir
  2. A estória do escritor é mesmo impressionante e só mostra que algumas pessoas parecem mesmo saber construir um 'destino', a despeito de todas as adversidades.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar do escritor e deste livro, mas nunca li nada dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, eu gostei bastante, é um bom livro pra vc nesse momento.

      Excluir
  4. É uma biografia? Certamente, interessante. Beijo,

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o autor nem o livro, mas já fiquei com vontade de ler, pela proposta e maneira como foi escrita a narrativa.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!