E minha mãe tinha razão, a minissérie é da Marília Pêra, ela está esplêndida como a malvada Juliana. E Primo Basílio mostra muito a diferença social entre patrões e empregados. Os empregados ficam em quartos com ratos, percevejos. A empregada explica pra Juliana que os restos da comida dos patrões vão para fazer molhos, que elas só podem comer pescoço e pés de frangos. A Juliana extrapola nas maldades, mas os empregados eram muito maltratados.
Nas entrevistas, Daniel Filho contou que queria que os atores estudassem piano para dublar bem e que o Pedro Paulo Rangel gostou tanto que continuou estudando. O elenco é incrível. Giulia Gam é a prima, Tony Ramos o marido, Marcos Paulo, o primo, Marília Pêra a empregada megera, a empregada boazinha a voluptuosa Louise Cardoso, o amante dela, Guilherme Leme. Zilka Salaberry está incrível como a tia da Juliana.
Outras que estão ótimas são Beth Goulart e Marilu Bueno. Os amigos do marido são interpretados pelo jovem José de Abreu, Sérgio Viotti e André Valli. Ainda no elenco: Thelma Reston, Fábio Sabag, Ênio Santos, Norma Geraldy e Oswaldo Louzada. Há participações especiais primorosas como a da incrível Henriqueta Brieba, Alexandra Marzo, Cláudio Mamberti, Nica Bomfim e Vic Militello. Eu li o livro há vários anos e adorei, adoro esse autor.
Beijos,
Pedrita
Pedrita, eu gostei muito desta minissérie. Eu vi na época que foi ao ar. Realmente a Juliana é uma bruxa ! Que mulher ruim!
ResponderExcluirGiulia Gam está maravilhosa em cena!
Beijos
Eu simplesmente adoro Eça de Queiroz. Já li quase tudo dele. Primo Basilio, A Reliquia e o Crime do Padre Amaro são mesmos geniais. Eu queria ter visto esta miniserie. EU DETESTO A MARILIA PERA, mas certamente que ela interpreta bem as pessoas ruins, pois entende do assunto.
ResponderExcluirRespondi te la no meu blog....
O único escritor que tenho a obra completa é Eça, pela sua forma de retratar a sociedade da época, conhece-se muito do Portugal de hoje, não só no mau, mas também nas coisas boas do País.
ResponderExcluirAdorei ver a imagem antiga do Rossio, situado no coração de Lisboa, na capa do livro. A série não vi.
Bom dia Pedrita!
ResponderExcluirBoa sexta, tenho muita vontade de ler e ver essa minissérie, assisti um único trechinho na época e apreciei...
Bjins
Rô
Pedrita, tive a oportunidade de assistir a minissérie. É ótima.
ResponderExcluirBig beijos
Entendi Peedrita. Realmente eu vi diferentes tipos de Pixação na cidade de São Paulo!
ResponderExcluirRespondi no meu blog a sua observação.
ResponderExcluirA propósito devo permanecer em Cachoeira até meados de julho e o convite para vires passear por aqui continua....
Eu não assisti essa minissérie quando passou na tv. Quem bom que agora existem os dvds desse programas e podemos rever tudo.
ResponderExcluirFiquei com vontade de ler o livro novamente.
Bjs.
Elvira
O livro O BIBLIÓFILO APRENDIZ, é um pitéu para quem gosta de livros, para os amantes do livro!
ResponderExcluirmarion, a juliana é uma bruxa, mas as patroas eram tão superiores q algumas empregadas deveriam virar megeras.
ResponderExcluirfatima, eu tb já li vários do eça. adoro esse autor. a marília quase não aceitou pq a juliana era uma mulher muito feia. mas acabou sendo convencida. é um grande papel de sua carreira.
carlos, essa minissérie é primorosa, um capricho incrível. tb adoro eça.
elvira, adoro essa ideia dos dvds. permitem ver e rever o q quisermos.
Assisti e adorei!
ResponderExcluirQuero ver em DVD tambem!!!Quando assisti na epoca, foi um pedaço aqui, outro ali, guardei as cenas mais impresssionantes. E que cenas fortes!!! So "Carminha" mesmo foi tao ousada. Adorei ler seu post Um beijo,
ResponderExcluirCam
georgia, eu tb.
ResponderExcluircamille, vai gostar e ver o dvd. tb na época vi um pedaço aqui outro ali. até achei q tinha visto mais, mas qd "revi" descobri q tinha visto bem menos do q imaginava.