sábado, 21 de outubro de 2017

Eudóxia de Barros

Assisti ao recital de Eudóxia de Barros no MUBE - Museu Brasileiro de Escultura. Que pianista! Que repertório! Que energia! Sempre me surpreendo com a quantidade de obras que essa pianista apresenta em seus recitais. Não há economia de obras, de dificuldades. Sempre são inesquecíveis! Eudóxia de Barros começou com duas obras do compositor Eduardo Souto que eu não conhecia. Belíssimas! Tocou também obras bem conhecidas de compositores que adoro Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Villa-Lobos. Dificílimas as obras de Osvaldo Lacerda, que técnica. Tocou ainda lindas obras de Camargo Guarnieri e Francisco Mignone, outros dois compositores que adoro. Eudóxia de Barros terminou o recital com a Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro de Gottschalk, obra que é muito conhecida nas interpretações dessa grande pianista!

Programa:

EDUARDO  SOUTO ( 1882 – 1942 ) :
O Despertar da Montanha ( tango )
Um chôro na Praia Grande ( para mãos cruzadas )

OSVALDO LACERDA ( 1927 – 2011 )
Em homenagem aos 90 anos, que teria feito em 23 de Março :
- Estudo nº 4 - veloz - para estudo dos stacattos
dedicado a Fritz Jank )
- Estudo nº 10 - ligeiro - com tercinas
- Estudo nº 12 - arrebatado e rubato - estudo das oitavas  ( dedicado à Eudóxia de Barros )

CHIQUINHA GONZAGA ( 1847 – 1935 ) :
Em homenagem aos seus 170 anos
- Gaúcho
- Atraente

VILLA-LOBOS ( 1887 - 1959 ) :
Nesta rua ... nesta rua ( nº 11 das Cirandas ) - em homenagem aos seus 130 anos

FRANCISCO MIGNONE ( 1897 – 1986 ) :
- Congada - em homenagem aos seus 120 anos

CAMARGO GUARNIERI ( 1907 – 1993 ) :
- Dansa Brasileira - em homenagem aos seus 110 anos

ERNESTO NAZARETH ( 1863 – 1934 ) :
- Espalhafatoso ( tango )
- Brejeiro ( tango )
- Confidências (valsa )
- Odeon ( tango )
- Apanhei-te, cavaquinho ( polca )

GOTTSCHALK ( 1829 – 1869 ) :
- Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Só conheço Eudóxia através de seus vídeos nas postagens.

    Parece que minha organização lhe incomoda (risos). Mas não ligue não (risos). Não vamos morar juntas (risos).
    Assim como minha organização incomoda, desorganizações me incomodam.
    E eu trabalhei muito para ter um local organizado e que fosse meu.
    Também, não vivo sem livros. Mas organizados.

    Estou começando a me acostumar com a NET. Já gravei uns bons filmes.
    Acho que os canais na Net, permitem mais colocar ou não as legendas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eudóxia vai às vezes tocar em recife.

      não liliane, sua organização não me incomoda. o que me incomoda é vc achar q todos são felizes na organização. é um valor seu. e vc vive da forma que gosta. sempre vou respeitar a sua organização. o que não aceito é alguém querer impor a forma como enxerga a vida achando que a forma dela é a certa. nós poderíamos morar juntas pq já morei com amigas organizadas e no lugar comum tudo era organizado. mas nunca admiti q viessem ao meu quarto impor a sua preferência. desde q cada um respeite o seu espaço. é possível duas pessoas com valores diferentes viverem juntas. eu tenho uma organização própria tb. tanto q roupas só eu lavo e livros só eu mexo. os canais telecines permitem mudar para legenda e original. só os infantis no now q não.

      Excluir
  2. Não sei o que lhe faz pensar assim, quanto a minha organização, Pedrita. De jeito algum. A minha organização é minha e serve para mim.
    Acho que não serve nem para minha filha que mora aqui. Mesmo que ela usufrua dela(minha organização)
    Agora, eu, só sou feliz organizada.
    E isso é muito natural para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, talvez eu tenha achado isso pelo jeito que escreve.

      Excluir
  3. Olá Pedrita
    Gosto muito das composições de Chiquinha Gonzaga e Villa-LObos, deve ser de uma musicalidade sensível e poética a interpretação ao piano de Eudoxia de Barros, amei os vídeos <3
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedrita,
    As composições da Chiquinha Gonzaga são geniais.
    Boa semana!
    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  5. Oi, Pedrita.
    A Congada, de Mignone, é SENSACIONAL. Sou fã de Ernesto Nazareth.
    Bj, Isa

    ResponderExcluir

Cultura é vida!