quarta-feira, 17 de abril de 2019

Paul Klee - Equilíbrio Instável

Vi a mostra Paul Klee - Equilíbrio Instável no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Vocês não imaginam como ansiei por essa exposição. Desde o ano passado já acompanhava as notícias de que chegaria no CCBB. Infelizmente demorei bastante para ver.

Obra Büst eines Kindes (1933)

Obra Harmonie der nordichen Flora (1927)

Eu achava que as obras que mais gostava eram da última fase do pintor, foi uma surpresa descobrir que não. É a fase mais intermediária que estão as obras mais conhecidas, mas muito interessantes as obras do último período, quando Paul Klee estava doente, misturam vários momentos do pintor e de tendências futuras. 

Obra Tightrope Walker (1923)

A mostra tem mais de 100 obras. Começa com desenhos na infância. Interessante ver quando ele começa a criar e lá estão os traços da infância. Há vários compositores que fizeram obras inspiradas nas obras de Paul Klee, mas eu não imaginava que o pintor fosse tão ligado a música. Ele acabou casando-se com uma pianista e era músico também. A curadoria da exposição é de Fabienne Eggelhöfer, do Zentrum Paul Klee, de Berna, na Suíça.  A mostra está nos últimos dias, vai até 29 de abril e é gratuita.

Beijos,
Pedrita

13 comentários:

  1. Que mostra mais interessante. Eu quero ver a Tarsila do Amaral no Masp
    big beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, eu tb quero ver, mas tem q ser na terça que é gratuita. achei caro o ingresso, R$ 40,00.

      Excluir
  2. Olá, querida Pedrita!
    Uma exposição linda, gratuita e muita gente ainda perde a oportunidade de não ir.
    Ainda bem que o nosso país não deixou morrer estes tipos de eventos, tem muita gente pobre em cultura.
    Aqui em BH tem muitos eventos culturais.

    Grande beijo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, tinha bastante gente. eu tenho visto muitos amigos meus colocando fotos nas redes sociais de que foram ao evento. sim, eu lembro q bh é muito rico de eventos culturais. eu tb nao uso o microondas pra cozinhar.

      Excluir
  3. Pedrita,
    Eu nunca fiz brigadeirão no microondas, o meu microondas é mais para derreter chocolate e descongelar alimentos.
    Com certeza o brigadeirão da sua tia deu saudade.
    Eu tenho saudade da torta de maisena, bolacha e ameixa que a minha mãe fazia, hoje ela faz mas não fica do mesmo jeito.
    Gosto muito dos seus comentários no meu blog, logo responderei.

    Beijinhos no seu ♥
    Andréa

    ResponderExcluir
  4. Pedrita,
    Que oportunidade maravilhosa para conhecer as obras do Paul Klee. Obrigada por ter compartilhado. Eu não estava sabendo da exposição, e vou tentar uma ida a São Paulo para visitá-la. Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloísa, acho que vai gostar, está nas últimas semanas.

      Excluir
  5. Vejo que apesar de ter visto vários Klee pela Europa e NY, você numa única exposição me superou sobre a obra deste pintor. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, essa mostra é muito interessante, pega um aspecto não tão usual do pintor. tem muitos desenhos, algumas obras.

      Excluir
  6. Tem artes que não entendo nem quero entender.
    Não conheço esse pintor e talvez tivesse alguma coisa que eu gostasse( porque entendia)
    Tenho uma amiga (Nancy Betts)professora de arte numa faculdade aí de SP que me manda coisas simplesmente horríveis aos meus olhos.

    Na tarde que estive no Louvre me concentrei em vê apenas os setores que tinham pinturas entendíveis para mim.
    Mas o Louvre acho que só por 1 mês poderia se vê tudo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Pedrita
    Vou tentar ir!
    Mais de 100 obras e a oportunidade de ver fase menos conhecida do artista deve ser uma surpreendente.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Cultura é vida!