domingo, 28 de abril de 2019

Van Gogh por Gaughin

Assisti a peça Van Gogh por Gaughin no Teatro Sérgio Cardoso. A direção é do Roberto Lage com texto ficcional de Thelma Guedes inspirada na relação conturbada dos dois pintores. E sim, Thelma Guedes é ela mesma, a autora das novelas que tanto amo.

Gaughin está agonizando, o pintor morreu de sífilis e sofreu muito. Em seus delírios ele fala com Van Gogh que já estava morto. Augusto Zacchi está impressionante como Gaughin, dilacerante sua interpretação. Muito bem também Alex Morenno como Van Gogh. Em um momento a peça vai para o passado, quando o irmão de Van Gogh paga Gaughin para dar aulas para o artista. Os dois passam a ter uma relação conturbada. Gaughin foi acusado de ter levado Van Gogh a loucura e ao corte da orelha. Nos delírios no fim da vida Gaughin teria se arrependido de ter tratado mal Van Gogh.

Essas duas fotos são de Leekyung Kim.
Essa foto é dos cumprimentos finais, sem a deslumbrante fotografia de Kleber Montanheiro. Belíssimo cenário de Paula Di Paoli, que ficam impressionantes. Incrível a ideia de colocar as telas que seriam as obras de arte em branco, qualquer solução poderia cair no caricato, ser em branco e a nossa imaginação preencher com as obras que conhecemos foi genial. Van Gogh por Gaughin fica em cartaz até 3 de junho.

Essa foto é de Eliane Verbena

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Que maravilha deve ser esse espetáculo.
    Não de ter sido fácil viver com Van Gogh.
    A amizade dele com o irmão Theo é bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, acho que era difícil conviver com os dois.

      Excluir
  2. Já ouvi falar dessa peça com bons elogios. Boa dica.
    Bom domingo!
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Ontem fui ao Cine Belas Artes. Assisti Horácio. Com a saída da Caixa como patrocinadora do local, o cinema está vazio. Ñ há mais filas. Salas com poucos espectadores. Triste. O filme tem como chamariz o ator Zé Celso e a atriz Maria Luisa Mendonça. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, pode ser o horário q vc foi. e cinema brasileiro em geral fica vazio infelizmente. tb qd era caixa, quem tinha conta pagava meia.

      Excluir
  4. Estou lendo o "Cartas a Théo", livro que registra a correspondência entre os dois irmãos Van Gogh. Estou indo muito devagar e já intercalei várias leituras a essa, rsrs. Mas, até o momento tenho me surpreendido coma "normalidade" do Vincent (exceto talvez pela paixão obsessiva que ela estava desenvolvendo por uma prima viúva que já havia que não o queria, rsrs).
    Gaughin - talento à parte - foi um homem desregrado e amalucado, na minha opinião.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, q coincidência. acho que o van gogh não era fácil de conviver tb. ele era obcecado e pintava exaustivamente. acho que os dois tinham neuroses muito acentuadas.

      Excluir
  5. Olá, querida Pedrita!
    Grande espetáculo, amo teatro!

    Beijinhos, feliz semana ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá Pedrita
    Essa peça deve ser fantástica e sua resenha está maravilhosa.
    Fiquei apaixonada pela possibilidade de criar na imaginação pinturas para as telas em branco. Sensa essa ideia!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Van Gogh. Qualquer distúrbio de personalidade desaparece diante da grandeza do artista. Adoro!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!