quinta-feira, 27 de junho de 2019

Vita Activa - O Espírito de Hannah Arendt

Assisti ao documentário Vita Activa - O Espírito de Hannah Arendt (2015) de Ada Ushpiz na Philos TV. Esse canal abriu o sinal e vi que tinha esse documentário que fui logo ver. Não pretendo pagar mais nada na NET, já acho o serviço caro demais, não vou acrescentar nenhum canal que deva pagar mais, acho que pelo que a NET vem perdendo de assinante deveria ou baratear ou incluir mais canais expressivos na grade.

Esse documentário fala muito das guerras mundiais, com filósofos e narradores lendo cartas de filósofos, inclusive da Hannah Arendt. Infelizmente e com muita vergonha que confesso que ainda não li nada de Hannah Arendt, está na lista há anos, mas ainda não adquiri suas obras. Eu tinha visto o filme Hannah Arendt que fala muito sobre a banalidade do mal, esse documentário começa com esse tema, mas se desdobra sobre as guerras, fanatismo, nacionalismo, ascensão de Hitler, judeus. Enquanto filósofos falam sobre as ideias da Arendt, narradores leem as cartas, passam imagens monstruosas das guerras, do nacionalismo, da ascensão de Hitler, dos campos de concentração. Inclusive o documentário lembra que só quando os portões de Auschiwtz foram abertos é que souberam da extensão dos horrores do nazismo. Claro, todos sabem que em guerras há campos de prisioneiros, que são maltratados e trabalham em campos, mas ninguém imaginava que os que não iam para as câmaras de gás, viravam cobaias de médicos monstros, passavam todo o tipo de provação para experimentos e muito, mas muito sadismo e perversão.
O que mais me assustou foi a semelhança com os dias atuais. O nacionalismo para se fortalecer baseia-se em mentiras. Hannah Arendt fala muito dos adeptos que só cumpriram funções monstruosas e sem julgamentos. Hoje acho que há uma compreensão maior sobre o que ela dizia. Sim, há inúmeros nazistas sádicos, violentos, assassinos pela defesa de uma raça superior. Mas há uma leva de multidão que o seguiu, que fez barbaridades pelo que acreditava. A perseguição aos judeus porque incomodavam, porque dominavam a economia soa como inveja e por despeito apoiaram monstros. Os monstros, sádicos, perversos são presos, são identificáveis, mas o que cumprem ordens, seguem lunáticos estão misturados na população e continuam praticando maldades até mesmo por omissão. Eu tenho muito medo dos camuflados, dos omissos, acho-os muito perigosos. O documentário mostra quando Arendt participa do Congresso Sionista que larga um tempo depois, vendo que os judeus, por ódio justificado de tudo o que sofreram, passaram a achar todos que não eram judeus eram inimigos, e que isso se parecia muito com sistemas violentos. O filme mostra então as violências que os judeus praticaram e praticam com os palestinos. Um filósofo fala que Arendt sempre se manteve distante dos movimentos e correntes, sempre teve liberdade de pensamento. 

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. É uma personagem extremamente interessante e corajosa ao defender ideias que fogem do lugar comum.

    Tem um bom filme alemão de 2012 baseado na vida dela.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, sim, eu já falei do filme aqui e mencionei nessa postagem. grande filósofa.

      Excluir
  2. Dela li "A condição humana " um excelente e profundo ensaio.

    ResponderExcluir
  3. Documentário muito oportuno neste momento. Recentemente cheguei ao ponto de olhar tudo com certo ceticismo e desconfiança. Quem conhece um pouco da história do mundo não pode acreditar nessa coisa de "ninguém sabia qual era a exata extensão dos males praticados". Muitos sabiam e - enquanto puderam - deixaram a coisa acontecer "livremente" porque isso os beneficiava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, profundamente oportuno. sim, deixam acontecer por ódio e oportunismo.

      Excluir
  4. Não conhecia a históriadela, deve ser interessante.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, a análise que ela fez dos seres humanos assusta.

      Excluir
  5. Pedrita, eu não conhecia esse documentário e agora que li sobre ele aqui, já quero muito ver! obrigada pela dica!!!bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andreia, esse eu não conhecia. li muito e fui ver o filme de 2012, e não li nada dela mesmo estando na lista há anos. só agora q descobri esse documentário.

      Excluir
  6. Olá, querida Pedrita!
    Eu mesma sou uma ex assinante da NET, estamos com a VIVO o preço é mais em conta, temos pontos adicionais de TV além de muitos canais que a NET não nos proporcionava. Tem gente que reclama da VIVO na minha casa estamos amando, a NET só tem uma vantagem que os atendentes atendem na mesma hora não precisamos ficar muito tempo esperando na linha.
    Quanto ao documentário é uma riqueza, uma pena que não assisti, também não conhecia o canal.

    Beijinhos e ótimo findes ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, até agora não consegui descobrir se o canal brasil está na grade da vivo. fucei na casa de uma amiga mas não achei. sem canal brasil eu não vivo. parece até trocadilho. eu uso a internet da net q é intermitente. a da vivo aqui em casa é péssima. cai direto e eu não posso pelo trabalho ficar sem internet e ficava dias e dias e eles só no descaso. mudei tudo pra net.

      Excluir
  7. Acho que não tenho esse Canal.
    Mas o Documentário é interessante de se vê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, apareceu no now. acho que temos mas é pago adicional, q não vou pagar. já pago muito.

      Excluir
  8. Não conhecia esse canal Philos TV.
    Esse doc deve ser excelente.
    Infelizmente até agora não li nenhum livro da Hannah Arendt.
    Tinha um profe de sociologia e política que é apaixonado pelas obras dela.
    Lembro que ele comentava muito de uma frase mais ou menos assim: que o mais radical dos revolucionários se torna conservador no dia seguinte à revolução.
    E foi ela quem criou a expressão "banalidade do mal".
    Eu concordo com você. Tenho muito medo dos omissos, dizem que o mal só chega tão longe porque muitos bons são omissos 🙁🙁
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, apareceu recentemente, mas é canal adicional, tem que pagar para ter acesso. estou q nem vc, nao li nada da arendt mesmo tendo o nome na lista há anos. ótima frase. exatamente, o mal só floresce pq há os omissos.

      Excluir

Cultura é vida!