sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Roman J. Israel

Assisti Roman J. Israel (2017) de Dan Gilroy na HBOGo. É um filme para o Denzel Washington, que atuação. É do mesmo diretor e autor de Nightcrawler. O roteiro de Roman J. Israel é igualmente desconcertante. E como esse filme é original e complexo.

Roman é advogado. Ele é sócio em um escritório. Gênio e antissocial, fica nos bastidores, sabe tudo dos códigos penais, prepara tudo, mas é seu sócio que vai a campo e nas audiências. O sócio tem um mal súbito, fica vegetativo e Roman se vê sem nada, trabalho, dinheiro, já que o escritório estava em prejuízo. Um amigo do sócio oferece emprego, ele não aceita e procura outro trabalho, mas não consegue, acaba aceitando trabalhar no escritório do outro que tem outro perfil. Roman estava acostumado a defender os oprimidos, os que não tinham direito a defesa, por valores baixos. O novo empregador tem um escritório luxuoso, de grandes causas, não importa a quem.
Quando é duramente julgado por um caso, resolve mudar sua conduta e cometer uma infinidade de desatinos, éticos inclusive. Seu novo sócio é interpretado por Colin Farrell. A moça da ONG por Carmen EJogo.

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Este filme parece ser interessante, vou procurar vê-lo. È que me interesso sempre por pessoas que agem nos bastidores, por motivos que não envolvem má fé, mas se relacionam com peculiaridades delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, impressiona muito. acho que vai gostar. mas é desconfortável.

      Excluir
  2. É um ótimo filme que faz críticas ao sistema judicial americano e apresenta um protagonista marcante vivido por Denzel Washington, que parece um personagem dos anos sessenta vivendo sofrendo com a vida dos dias atuais.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, fiquei impressionada que o filme fala dos preconceitos no sistema judiciário muito parecidos com os brasileiros. denzel está inacreditável.

      Excluir
  3. Eu amei muito esse filme!
    O Denzel está espetacular como Roman J. Israel e eu achei incrível como o Colin Farrell promoveu a inserção do personagem.
    Na verdade fiquei até emocionada quando ele pega a pasta com os documentos e dá entrada no judiciário.
    Achei quase surreal a cena em que Roman pede para que deem lugar para uma mulher sentar e é acusado de machista :))
    Ótimas atuações num muito bom roteirizado enredo.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, tb gostei mas é desconfortável. denzel arrasa. q personagem controverso. sim, o final emociona. mas foi machista.

      Excluir
  4. Denzel Washington está com um aspecto esquisito neste filme.
    Ainda não vi.
    Mas está na lista.

    ResponderExcluir
  5. Só de ter o Denzel Washington no filme já me interessei.
    Pela resenha é um ótimo filme!

    Beijinhos querida Pedrita ♥

    ResponderExcluir

Cultura é vida!