quinta-feira, 7 de novembro de 2019

O Jovem Karl Marx

Assisti O Jovem Karl Marx (2017) de Raoul Peck no Telecine Play. Tem tempo que esse filme está disponível no Now. O diretor é haitiano. Conta a história do Karl Marx até a publicação do Manifesto Comunista. Quando estudava direito em Berlim foi convidado por Engels para ir para Paris.

Lá que conheceu sua esposa e teve dois filhos com ela. Incrível como as duas mulheres foram determinantes nas carreiras deles. Ativas, ajudavam nos textos, os seguiam e  os apoiavam. Em Paris, Karl Marx é expulso, a esposa estava grávida do segundo filho. Eles seguem então para Bruxelas. Engels era filho de um industrial, é ele que ajuda um pouco Marx que vivia muito pobremente. Ele trabalhava escrevendo textos e em repartições que precisavam de profissionais da escrita. Augusto Diehl está ótimo como Marx. Todos estão ótimos, Vicky Krieps faz a esposa. Stefan Kornarske é Engels. Hannah Steele, sua esposa. Ainda no elenco: Olivier Gourmet, Michael Brandner, Alexander Scheer e Ivan Franek.
É a época da Revolução Industrial. Patrões exploram empregados pela produtividade e pra enriquecerem, inclusive crianças que trabalham horas a fio em ambientes insalubres, com salários miseráveis, correndo riscos nas máquinas. 

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu gostaria de ter assistido a esse filme no cinema. Perdi. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Assisti faz tempo, pois sempre tive interesse no tema. A ajuda - tão improvável de Engels (considerando-se a origem deste), naquela fase dificil da vida de Marx, é um ponto de destaque nessa obra. Os dois foram grandes homens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exatamente, e é com engels q ele escreve o manifesto comunista.

      Excluir
  3. Não curto muito esse tipo de filme.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito, mas como sou comuna sou suspeito :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, q surpresa. primeiro achei q vc fosse mulher. e comunista outra surpresa já q a última musa comentada no blog é do mdb.

      Excluir
    2. Sim, tenho minha posição mas o blog é apolítico rsrs

      Excluir
  5. Puxa queria muito ter visto esse filme e mais ainda agora depois da sua resenha!
    A história de Karl Marx me interessa muito, inclusive manifestos tem sido material de estudo toda semana nas aulas.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  6. Pedrita, ainda não tinha ouvido falar desse filme. Pena que não tenho o Now. Vou ver se encontro no Netflix.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!