segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Doutor Sono

Assisti Doutor Sono (2019) de Stephen King na HBO Go. Quando vi esse cartaz achei que era uma cópia barata de O Iluminado e demorei pra tentar ver. Eu não gosto de ler detalhes pra não ler spoilers, então demorei pra descobrir que eu que estava redondamente enganada, é a continuação de O Iluminado, inspirado exatamente no livro sequência de mesmo nome do mesmo autor. E que filme genial! Que roteiro! A direção é de Mike Flanagan.

Começa com o garotinho ainda garotinho. Escolheram um garoto realmente parecido com o filme anterior, Roger Dale Floyd. Quando ele cresce é interpretado muito bem por Ewan McGregor. Ele é alcoólatra, mora nas ruas, até que ele resolve se mudar para uma cidade, encontra uma pessoa que resolve ajudá-lo interpretado por Cliff Curtis. Ele paga um período de aluguel de um quarto e o leva a um centro de reabilitação de alcoólicos. Lá, o pastor  (Bruce Greenwood) arruma um emprego em um asilo. E é no asilo que Dan recebe o apelido de Doutor Sono, ele acalmava e ajudava as pessoas na hora da morte. Fiquei curiosa pelo livro porque essa parte deve ser bem mais extensa. O filme é muito longo, mais de 2 horas, mas cada minuto é incrível. Daria inclusive uma série começando pelo primeiro livro.
Em paralelo, um grupo atrai crianças pra torturar e matar e com isso aspirar a vida da criança, para que eles vivam a vida eterna. Esse grupo é liderado pela belíssima Rebecca Ferguson. Ela também traz para o grupo uma jovem de 15 anos que tinha o poder de entrar na mente da pessoa e dar ordens, o que facilitaria em pegar as crianças. Essa jovem é interpretada pela linda Emily Alyn Lidd.

É a personagem da Kyliegh Curran que une as duas histórias. Que atriz talentosa e linda. Ela tem poderes e descobre que um garoto é morto pelo grupo, então ela aciona o Dan para localizar a cova do garoto.

O final acontece no hotel e todos os personagens reaparecem. Inclusive o pai do Dan. Fizeram bons recursos de imagem, parece mesmo o Jack Nicholson, mas nunca filmam de close, bem inteligente. O elenco é extenso, alguns são: Carl Lumbly, Zackary Momoh, Zahn McClarnon, Nicholas Pryor,  Violet McGraw, Jacob Trembly, e Selena Anduze. A postagem do livro está aqui.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. A imagem das gêmeas, vestidas iguais, no corredor do hotel, esteve presente nos pesadelos de muita gente, rsrs. Não faz muito o meu gênero, mas quero vê-lo. O primeiro filme tornou-se clássico. E eu gosto de Ewan McGregor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, e elas aparecem de novo hahahahaha. acho que vai gostar, o roteiro é muito, mas muito bom.

      Excluir
  2. Olá, querida Pedrita!
    O Iluminado não gostei, Doutor Sono deve ser bom pela resenha e imagens.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, nossa, não sabia q não tinha gostado do iluminado. realmente é muito diferente do livro, mas eu gosto da concepção. esse é bem mais stephen king. o dan é bem mais parecido com o que eu acho do personagem e do livro, mesmo ele logo ficando adulto. talvez vc goste. eu amei.

      Excluir
  3. Fica a dica para quem gosta desse tipo de filme.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  4. OI Pedrita, eu assisti na época do lançamento. Não achei tão aterrorizante quanto O Iluminado. Achei bem equilibrado entre a carga emocional e o terror.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chris, eu fiquei apavorada com o q faziam com as crianças. e como tem acontecido horrores com crianças atualmente, me senti mais ainda impactada. gostei muito pq achei o tema atual demais infelizmente.

      Excluir
  5. Eu gostei do filme, mas ainda considero "O Iluminado" um longa bem superior.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, eu discordo. o iluminado é um grande filme mas tem muito pouco da obra do stephen king. em doutor sono o dan é realmente como o autor escreveu. quero muito ler esse livro. o livro iluminado é incrível, mas mutio diferente do filme.

      Excluir
  6. Eu simplesmente amei!
    Que coisa extraordinária a evolução do personagem do Ewan McGregor, da insegurança ao final arrebatador.
    A garotinha sensacional. Como ela deseja encontrar justiça para o garotinho sequestrado, como ela se dedica e como se comunica com Ewan com recados passado/presente/futuro.
    Aliás aqueles palácios mentais, aquelas caixas são sensacionais.
    Emocionante como ele é apelidado de Doutor Sono.
    E o personagem do Cliff dá vontade de botar num potinho e guardar. Amei aquela frase: se você estiver errado vou achar que você é louco, mas acho que vai ser ainda pior se você estiver certo. Imagine tudo o que pode existir por aí e a gente nem desconfia?

    😉😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu tb. sim, a força mental q cria as caixas, os planos, é fantástico. e a gente sente como se estivesse voando e vendo mesmo. impressionante a técnica. verdade, achei tudo muito complexo, intenso, cheio de camadas. personagens incríveis.

      Excluir

Cultura é vida!