sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Os Guarda-Chuvas do Amor

Assisti Os Guarda-Chuvas do Amor (1964) de Jacques Demy no TelecineCult. Desde que soube que Jacques Demy era marido da genial Agnés Varda, passei a querer ver mais seus filmes e achei esse no Telecine. Logo que começou já reconheci a música. A trilha sonora é do Michel Legrand e a música tema é conhecidíssima!

Tudo é milimétrico no filme. As palhetas de cores, o que não faltam são cores. Tudo combinando. São muito cômodos coloridos, objetos e figurinos ornando. E tudo é cantado, nada é falado. O próprio texto no início brinca com isso. Sim, Catherine Deneuve é a protagonista.
Ela se apaixona por um mecânico (Nino Castelnuovo), a mãe (Anne Vernon) não gosta da escolha da filha, acha que o rapaz não tem futuro. Mas a idade do rapaz resolve o destino dos dois. Ele é convocado para ser oficial por 3 anos e viaja. Ela engravida, as poucas cartas aumentam a insegurança e claro, a pressão da mãe e ela aceita fazer um casamento com um rico vendedor de joias (Marc Michel). Alguns outros do elenco são: Ellen Farner e Mireille Perrey.
No começo a mãe está com alguns problemas financeiros, também, a loja que elas tem só vende guarda-chuvas. Só mesmo na ficção para uma família ter uma loja grande só com guarda-chuvas e viver disso. Muito poético uma loja de guarda-chuvas, mas nada funcional. Filme clássico, agora é um musical famoso. 

Beijos, 
Pedrita

8 comentários:

  1. Ontem , não achei nada no Telecine nem HBO.
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu raramente olho nos canais, costumo agora ir direto no now.

      Excluir
  2. O tema é sério: amor entre jovens, seguido por gravidez antes do casamento - numa época em que isso era realmente um problema - e acrescentando ainda uma comunicação deficiente, entre o jovem par.
    Mas eu tenho dificuldade em levar devidamente à sério os musicais, fico distraída, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu tb tenho, só insisti pelo diretor e claro, pela deneuve, mas visualmente é um primor e a música tema deslumbrante.

      Excluir
  3. Deve ser lindo, principalmente pelas cores e música!

    Só em filme para sobreviver vendendo só guarda-chuva. Em época de seca ficariam meses quase sem trabalhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ana paula, é demais. realmente, só em filme viver de vender só guarda-chuva.

      Excluir
  4. Deve ser do jeito que gosto: colorido e diferente!
    Gostei do título e deve ser surreal uma loja só de guarda-chuva 😅😅

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, apesar de tudo ser cantado, todos os diálogos. é interessante inclusive por isso.

      Excluir

Cultura é vida!