sexta-feira, 16 de julho de 2021

Milada

Assisti Milada (2017) de David Mrnka na Netflix. O filme conta a história da humanitária Milada Horáková. Demorei muito pra finalizar esse filme. A vida dessa advogada beira o insuportável.

Na época da Segunda Guerra Mundial, Milada ajuda pessoas a fugir do regime nazista. Por esse motivo ela vive muito tempo em campos de concentração. Milada era católica devota. Ela sobrevive e volta exultante a Tchecoslováquia. Milada é interpretada por Ayelet Zurer. Seu marido também ficou muito tempo em um campo de concentração. Interpretou o marido de Milada, Robert Gant.
O país começa a tornar-se comunista. Milada acha que seria importante se candidatar ao Parlamento pra lutar pela democracia. Vira uma figura importante não só no seu país. O comunismo começa a sumir e executar pessoas contrárias ao regime, e novamente Milada começa a ajudar pessoas a sair do país. Apesar dos inúmeros avisos que era melhor fugir do país, Milada decide continuar ajudando os perseguidos. É acusada de conspiração, presa, torturada e executada. Quando ela estava presa pedem a comutação da pena Einstein, Churchill e Roosevelt. O filme foi dedicado à todas as pessoas que nesse momento sofrem perseguições em países ditatoriais.

Seu marido consegue fugir e exilar-se. Ele não foge com sua filha que é muito vigiada, já que era uma peça chave para convencer a mãe a declarar-se culpada. Sua filha torna-se uma intensa ativista de direitos humanos e em defesa da memória de sua mãe. Ela leva muito tempo a conseguir exilar-se e ir aos Estados Unidos. A filha adulta é interpretada por Karina Rchichev. A irmã de Milada por Vica Kerekes.

Milada Horáková no julgamento.

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Respostas
    1. liliane, exatamente. todo país deve lutar contra ditaduras e volta delas.

      Excluir
  2. Como é possível haver tanta crueldade entre seres humanos. Malditos sejam aqueles que torturam, matam, por um ideal sujo e miserável.
    .
    Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Estou impactada com sua excelente resenha!
    Confesso que não conhecia a história de Milada Horáková e fiquei tipo: como assim uma pessoa que ajuda a tantos, que lutou tanto pela democracia, que se recusou a fugir para proteger os perseguidoster sido acusada de conspiração, presa, torturada.
    Políticas ditatoriais são assombrosas 😢😢
    Levo a indicação.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, fiquei chocada com a história da milada. quem luta contra regimes opressores é sempre um inimigo. muito trágico. ditadura é assustador.

      Excluir
  4. Uma heroína que, como a maioria dos heróis, em vez de premiada, é eliminada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exatamente, e desconhecida, pq nunca tinha ouvido falar. se não fosse o filme ia cair no ostracismo.

      Excluir

Cultura é vida!