quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Noite de Reis

Assisti Noite de Reis (2020) de Philippe Lacôte no TelecinePlay. Esse filme foi disponibilizado no Festival do Rio virtual no Telecine e coloquei pra gravar, mas na época não quis ver esse filme. Fiquei muito feliz que entrou no Now Telecine e que filme! Absolutamente impactada! O diretor disse que se inspirou em Cidade de Deus, o filme inclusive é mencionado no texto de Noite de Reis.

Um jovem chega em uma prisão na Costa do Marfim que fica no meio de uma mata belíssima! Pena que o ambiente da prisão seja tão árido e pavoroso como são esses locais. O texto inicial diz que as prisões dessa região tem regras próprias, mas acho que é meio assim mesmo. Um líder designa o jovem para ser Roman, aquele que conta história na lua vermelha. O líder está doente e pelas regras ele precisa se matar, mas ele adia e reluta. No intervalo o jovem é informado que quando a história acabar será morto, ele então passa a esticar a história.
Eu acho fascinante esse costume africano de contação de histórias. Hoje falamos para ler histórias para crianças, mas muitos africanos usam a oralidade para passar por gerações histórias. Roman era neto de uma contadora de histórias. E o prazer de ouvir histórias é pra sempre, não só na infância. Roman conta a história de um grande guerreiro atual, Zama, mas não sabemos se a história da infância foi inventada. Achei incrível que são poucas encenações das histórias para nós que vemos os filmes. No presídio há internos que cantam, dança, encenam a história que está sendo contada, é tão fascinante, mas tão fascinante, como a arte é transformadora. Os internos interagem com a história é muito, mas muito fantástico!
O elenco é muito lindo e talentoso. Que rapaz bonito que faz o Roman, Bakary Koné. O respeito e a dignidade com que contam histórias, a atenção da escuta do público! Linda demais a rainha interpretada por Laetitia Ky, bem como a Sexy, Gbazi Yves Laundry. O líder é interpretado Steve TientcheuDenis Lavant também está no elenco. Noite de Reis ganhou muitos prêmios.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Decerto que será um filme muito interessante de ver.
    .
    Cordiais saudações.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser muito interessante. Essa coisa de esticar a estória, para evitar ser morto, é o mote do "As mil e uma noites", rsrs.

      Beijo e bom fim de semana

      Excluir
    2. marly, ah, eu já tinha ouvido esse recurso em outro lugar. não li mil e uma noites e tinha q preencher essa lacuna.

      Excluir
  2. Fiquei curiosa com esse filme!
    Tbm acho sensacional essa cultura de contação de histórias ❤
    Vai já para a listinha!

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é um filme forte, mas fala muito sobre a importância da cultura.

      Excluir

Cultura é vida!